Sendo assim, o urbanismo se trata das técnicas e planejamento das cidades entendendo a sua função como um centro articulador, e a urbanização se trata do crescimento das cidades seja ele em extensão territorial ou do número de habitantes.
O Urbanismo surgiu entre o final do séc. XIX e o início do séc. O termo urbanismo teria surgido com o seu atual significado em 1868 quando o engenheiro Ildefonso Cerdá escreveu a Teoria General de la Urbanización. ...
Mas, afinal, quando surgiu o urbanismo? O termo vem da palavra urbe, utilizada nos estudos do engenheiro catalão Ildefonso Cerdá. Ele é o responsável pelo projeto de ampliação da cidade de Barcelona na década de 1850 e foi o criador da Teoria Geral da Urbanização.
O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, tanto aqueles não resolvidos pelo urbanismo moderno quanto aqueles causados por ele. A expressão “planejamento urbano” vem da Inglaterra e dos Estados Unidos, e marca uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas.
O termo que conhecemos hoje como planejamento é moderno e surgiu no século XX, por volta de 1923, na antiga URSS. ... Quando chega a necessidade de adequar a escola ao movimento do capitalismo o ato de planejar é incorporado ao campo educacional (MESQUITA; COELHO, 2008, p. 164).
Planejamento Urbano é o estudo do crescimento e funcionamento das cidades já existentes ou planejadas.
O planejamento urbano é o processo de idealização, criação e desenvolvimento de soluções que visam melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma determinada área urbana ou do planejamento de uma nova área urbana em uma determinada região, tendo como objetivo principal proporcionar aos habitantes uma melhoria na ...
O processo de urbanização nos países subdesenvolvidos ocorreram mais recentemente e de forma muito mais acelerada em relação aos países desenvolvidos. Por esse motivo, surgiram uma gama de problemas sociais, tais como criminalidade, uso de drogas, poluição, doenças e falta de moradia.
O PLANEJAMENTO URBANO e REGIONAL estuda, desenvolve e aplica projetos para ordenar o crescimento das cidades, subúrbios e até mesmo regiões rurais. Seu principal objetivo é planejar e construir espaços que minimizem problemas decorrentes dos processos de urbanização, como poluição e engarrafamentos.
As consequências da falta de Planejamento Urbano são o caos no trânsito, aglomeração excessiva, o aumento dos gastos públicos, propensão a enchentes, poluição urbana e o surgimento de bairros marginalizados e regiões periféricas com habitações irregulares.
O processo de urbanização, principalmente nos países em desenvolvimento, é uma das mais agressivas formas de relacionamento entre o homem e o meio ambiente. As cidades antigas eram menores, mais harmônicas e, mesmo quando erguidas em locais ambientalmente inadequados, agrediam menos o meio ambiente.
As primeiras verdadeiras cidades são por vezes consideradas grandes assentamentos permanentes nos quais os seus habitantes não são mais simplesmente fazendeiros da área que cerca o assentamento, mas passaram a trabalhar em ocupações mais especializadas na cidade, onde o comércio, o estoque da produção agrícola e o ...
As condições de vida e trabalho dos operários eram precárias, pois trabalhavam 15 horas por dia, as crianças trabalhavam em pé, elas também sofriam acidentes frequentemente.
As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas. ... As cidades gregas eram centros comerciais, religiosos, políticos e artísticos, com autonomia organizacional em relação às demais.