Automotivação é o ato de motivar a si mesmo, provocada por estímulos internos. A pessoa é o que é, pois encontra motivos dentro de si para alcançar seus objetivos, age de acordo com o que tem que ser feito. Alguém automotivado não espera acontecer, corre atrás do que quer.
Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.
Uma pessoa automotivada não espera apenas as metas lhe serem impostas, ela mesma as cria algumas para si, segundo Karin Parodi. “Elas traçam planos”, afirma. Assim, mesmo que esteja em um momento profissional ruim, consegue ver o todo, desenhar um futuro melhor e elaborar um caminho para alcançá-lo.
Para se manter motivado, após definir metas claras, é fundamental saber onde você quer chegar com clareza. E ver de verdade não é uma habilidade fácil e por isso deve ser praticada sempre. Com uma visão clara de onde você quer chegar fica muito mais fácil usar o seu tempo de maneira saudável, com foco e sem distrações.
Seja metas de venda, rotatividade, de gerar mais receita ou até desafios de horários, as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, o que leva à motivação. Aumento de salário, promoções e materiais também são considerados fatores básicos na motivação.
10 Fatores Para Você Descobrir O Que Te Motiva
1- Desafios e responsabilidade – Os colaboradores encaram os desafios profissionais como votos de confiança e reconhecimento das suas capacidades, ao mesmo tempo, as responsabilidades adstritas aos mesmos fazem-nos sentir que são uma parte integrante e importante da organização, sendo desta, uma formula de sucesso na ...
8) O que te motiva de verdade? Conte sobre seus últimos desafios profissionais e como isso te motivou para alcançar seus objetivos. Exemplo: vontade de crescer, de ser líder, seu plano de vida.
1 – Porque eu sou um profissional determinado, proativo e comprometido e já me vejo aqui, trabalhando e colaborando com meus conhecimentos e experiências na área X para que a empresa cresça ainda mais e conquiste grandes resultados.
A motivação pode ser: financeira, aprendizado, reconhecimento, segurança, missão, entre outras. As principais motivações que estimulam a busca por novos desafios são as 3 primeiras, onde a pessoa entende que o desafio a impulsionará a ter um diferencial, algo a mais.
Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
Como identificar um funcionário desmotivado Alguns sinais podem ajudar na hora de identificar quem está agindo sem motivação: conflitos constantes, indiferença para realizar as atividades, atrasos, faltas e queda na qualidade do trabalho são os principais.
Você está desmotivado no trabalho? Veja 5 sinais que comprovam isso
4 sinais de que seu funcionário está desmotivado
Aprenda como lidar com um funcionário desmotivado na sua empresa
14 maneiras para se comunicar melhor com seus funcionários
Converse com a pessoa desmotivada para identificar o problema e busque uma solução específica para o caso. A mera contratação de um assistente pode afastar a desmotivação, por exemplo. Lembrete: Identifique a causa da desmotivação antes de tomar qualquer atitude.
Para lidar com um funcionário problemático é preciso desenvolver um plano para tentar resolver a situação. Escolha um local reservado para conversar, pois chamar a atenção do colaborador na frente de todos nem sempre é uma boa alternativa. Não aja impulsivamente, mas tome uma atitude rápida para controlar a situação.
Mas, funcionários difíceis existem em todo lugar, e, mesmo que sejam poucos, fazem bastante barulho, prejudicando o clima organizacional e arranhando a imagem de sua empresa....Dicas para lidar com funcionários difíceis
7 dicas poderosas para lidar com funcionários difíceis
Aproxime-se dele, conheça sua história, respeite-o e tente não tratá-lo com mau humor. “Quando perceber que conquistou certo nível de confiança, tente falar com ele sobre seu comportamento, e ofereça ajuda. Se ele não quiser, não insista, mas deixe o canal aberto caso surja um interesse futuro”, completa Fabossi.
Veja, na galeria de fotos, 3 atitudes que os líderes devem tomar para acabar com a fofoca:
6 táticas para lidar com a fofoca no trabalho - e não ser engolido por ela
Atrapalha a produtividade Isso acontece, pois muitas pessoas não resistem e acabam dando ouvidos ao fofoqueiro e também espalhando o que ouviu pelos corredores da organização, em pleno horário de expediente, prejudicando, assim, a sua própria produtividade e dos colegas de trabalho.
Apesar de ter algumas consequências positivas, a fofoca é geralmente vista como algo destrutivo e negativo. ... Os indivíduos que receberam a fofoca positiva aumentaram o valor de auto aperfeiçoamento. Já a fofoca negativa aumentou o valor de autopromoção e as preocupações com autoproteção.