A membrana plasmática é a organela que envolve todas as células, mas existem outras também que são compostas por membranas, chamadas de organelas membranosas, que têm funções parecidas com os nossos órgãos internos nos processos celulares de digestão, quebra de proteínas, excreção, entre outros.
As organelas são estruturas envolvidas por membrana que se encontram suspensas no citosol de células eucariontes....Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:
A célula vegetal, assim como a animal, é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca). Além dessa característica, essas células possuem membrana plasmática e citoplasma, estruturas comuns a qualquer célula.
A 1° afirmativa está errada, pois as duas células possuem núcleo. A 2° afirmativa está errada, pois a célula animal é arredondada e a célula vegetal é hexagonal ou retangular.
A principal diferença entre o reino vegetal e o reino animal consiste nas características celulares e no tipo de nutrição. Os animais são heterotróficos, pois alimentam-se de outros seres vivos para obter elementos nutritivos.
A partição em duas cópias é chamada de citocinese e ocorre, na célula animal, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse estrangulada e partida em duas (citocinese centrípeta). Há uma distribuição de organelas pelas duas células-irmãs. Perceba que a citocinese é, na verdade a divisão do citoplasma.
Nas células vegetais, que se caracterizam por apresentar uma parede celular rígida, a citocinese não ocorre por estrangulamento. ... Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula, que cresce da parte central para a periferia.
A citocinese faz parte do processo de divisão celular, correspondendo à fase de separação citoplasmática das células, após a divisão do núcleo. Este processo ocorre no final da meiose e da mitose, assegurando a separação das células-filhas.