Rizomelia - desproporção do comprimento da parte proximal dos membros. Terminologia utilizada para descrever todas as partes do corpo de forma inequívoca.
Acondroplasia é uma displasia óssea resultante de uma mutação genética que provoca alteração no desenvolvimento da cartilagem das placas de crescimento, diagnosticável ecograficamente desde o desenvolvimento fetal intrauterino.
A acondroplasia é devida a mutações no gene do receptor 3 do factor de crescimento fibroblástico ( FGFR3 ), que codifica um receptor transmembranar importante na regulação do crescimento ósseo linear.
A displasia diastrófica é uma osteocondrodisplasia causada por mutação homozigótica no gene DTDST (diastrophic dysplasia sulfate transporter gene). As alterações, principalmente nos sistemas esquelético e cartilaginoso, são típicas dessa doença, que tem uma incidência de 1 em 100.
A taxa de mortalidade de uma pessoa com nanismo é duas vezes maior e a expectativa de vida média é diminuída em dez anos5 em relação à população geral. Não existe, até o momento, tratamento para a doença, a não ser ações pontuais focadas nos sintomas.
O nanismo normalmente tem causas genéticas que podem ou não ser hereditárias. Algumas vezes, a baixa estatura resulta de uma parada prematura do crescimento esquelético, causada por uma insuficiência do hormônio do crescimento, secretado pela hipófise (nanismo hipofisário).
O nanismo é consequência de alterações genéticas, hormonais, nutricionais e ambientais que faz com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria, fazendo com que a pessoa tenha uma altura máxima abaixo da média da população da mesma idade e sexo, podendo variar entre 1,40 e 1,45 m.
- deslocamento da mandíbula para a frente; - desalinhamento dos dentes; - demora para começar a caminhar, o que pode ocorrer entre os 18 e os 24 meses de idade. Os homens adultos chegam a uma altura máxima de 1,45 metro e as mulheres não alcançam 1,40 metro, em média.
O plural da palavra anão pode ser anões ou anãos. Estas duas formas estão corretas, mas a palavra anões é a mais usada pelos falantes.
Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se anão o homem que mede menos de 1,40 m, e anã, a mulher com altura inferior a 1,35 m.
As palavras corretas são carácter / caráter (no singular) e caracteres /carateres no plural.