A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. ...
É importante entender que ética é a diretriz interna de nossas ações, enquanto a moral são leis implícitas numa sociedade para o bom convívio. Assim, ser ético depende exclusivamente do indivíduo. ... Um comportamento antiético resulta da falta de ética ou de uma transgressão das normas definidas em um código ético.
A tomada de decisão ética é vista a partir da perspectiva de cada organização, ou seja, o expresso no código de ética, somado ao discurso do gestor, é seu conceito de ética. A avaliação da tomada de decisão, se é ética ou não ética, é dada pela conformidade do discurso da organização à atitude prática do funcionário.
Para isto, será preciso seguir um conjunto de valores.
O maior beneficiado com a minha postura ética sou eu mesmo e, portanto, trabalhar e viver com ética é o melhor caminho para trabalhar e viver com paz e tranquilidade e ser respeitado como profissional e cidadão. O comportamento ético é traduzido no ambiente de trabalho por uma postura profissional adequada.
Para assumir uma postura ética diante da vida é necessário: Respeitar as pessoas, suas opiniões e escolhas. 2. Não enganar o outro para tirar proveito; 3.
Qual a importância da ética profissional? A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso. Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.