Significado de Degradação substantivo feminino Ação ou efeito de degradar ou de se degradar. Depravação de ordem moral; aviltamento. Ação de destruir ou estragar; destruição: degradação atmosférica.
É a destituição desonrada da perda do status social que o indivíduo tem na sociedade, como direito a educação, economia, política social, trabalho, saúde e outros, provocando muitas vezes a marginalidade e ou marginalização.
Por dinheiro fácil o ser humano na História da Humanidade submeteu-se há toda sorte de desatinos. ... A ganância pela prosperidade desmedida, cega àquele que se deixa arrebatar pela fartura do dinheiro, pouco importando os meios e as vias para atingir esse desiderato.
Degradação é um termo com origem no latim degradatĭo. O conceito está associado ao verbo degradar, que significa tirar a uma pessoa os seus títulos, as distinções e prerrogativas ou minimizar as faculdades ou propriedades de um sujeito ou de algo.
A degradação ambiental é a deterioração do meio ambiente através de esgotamento dos recursos , tais como ar , água e solo ; a destruição de ecossistemas e a extinção da vida selvagem. ... Quando habitats naturais são destruídos ou os recursos naturais se esgotam, o ambiente é degradado.
Quase três séculos se passaram desde a Revolução Industrial, porém a questão ambiental começou a ser levantada somente no final da década de 1960 e início da de 1970.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
Degradação ambiental é a deterioração do meio ambiente através do esgotamento de recursos como ar, água e solo ; a destruição de ecossistemas ; destruição de habitat ; a extinção da vida selvagem ; e poluição . ... Quando os habitats naturais são destruídos ou os recursos naturais são esgotados, o ambiente é degradado.
O desmatamento, aquecimento global, a superpopulação e poluição são algumas das principais causas para a perda da biodiversidade. Danos ambientais na forma de perda de cobertura verde, perda de biodiversidade, grandes aterros, o aumento da poluição do ar e da água pode ser um grande desliga para a maioria dos turistas.
Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente. ... Apesar do homem ser parte integrante da natureza, ele a destrói.
As atividades humanas, impulsionadas pelo modo de produção e consumo, são as principais responsáveis pela degradação ambiental.
Principais tipos de degradação ambiental
Degradação ambiental é uma área que se encontra com vegetação destruída e/ou removida, em consequência a fauna é expulsa do seu habitat. ... Algumas atividades são de forte potencial de impacto, por causar grande devastação ambiental. Por exemplo: mineração, construção de rodovias, voçorocas e incêndios descontrolados.
Elevação das temperaturas; Desertificação; Proliferação de pragas e doenças. A primeira conseqüência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, como resultado da diminuição ou, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais.
Sathia e Sekar (2012) relatam que a degradação dos mangues aumenta a mortandade de peixes, reduz a purificação da água e eleva a salinidade dos solos costeiros. Essas alterações em florestas de mangues causam instabilidades da biodiversidade, do meio físico e por consequência do microclima (Galvani e de Lima, 2011).
Retirar a vegetação de uma determinada área favorece o processo de erosão do solo, pois é a cobertura vegetal que auxilia na infiltração da água da chuva. Portanto, sem ela, a água escorre sobre o solo, provocando deslizamentos e a erosão.
O relatório aponta que a degradação dos ecossistemas terrestres reduziu em 23% a produtividade das lavouras e o prejuízo anual devido à perda de polinizadores, como abelhas, pode chegar a US$ 577 bilhões. ... “A saúde dos ecossistemas dos quais nós dependemos está se deteriorando mais depressa do que nunca”.
Dentre os impactos que surgem como consequência do desmatamento, podemos citar: Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção. ... Perda da biodiversidade: a retirada da vegetação afeta toda a biodiversidade do local.
As principais consequências do desmatamento são: Perda de biodiversidade; Exposição do solo à erosão; ... Contribuição para intensificação do efeito estufa, pois o desmatamento libera quantidades significativas de gases de efeito estufa.
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
As principais consequências do desmatamento da Amazônia, além das já citadas anteriormente, são: Espécies da fauna da região perdem seu habitat à medida que as áreas são devastadas. Espécies de animais e vegetais podem entrar para a lista de ameaças à extinção.
Quais são as consequências do desmatamento na Amazônia?
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
Ele listou 12 problemas enfrentados pela região, entre eles, os garimpos - todos clandestinos -, o tráfico de armas, os conflitos fundiários, os movimentos indígenas, problemas políticos e o terrorismo nos países vizinhos.
Cite pelo menos 10 problemas sociais da Amazonia.
Prejuízos socioambientais É o caso dos povos indígenas que sobrevivem graças ao uso sustentável que fazem dos recursos da natureza. Há de se considerar também que a ação dos madeireiros interessados nas queimadas é, em muitos dos casos, acompanhada de violência.