A linguagem simbólica, não foge a esta dinâmica, nela permanece a interação entre os três elementos. O símbolo faz parte do pré-texto da realidade. Ele exerce a função de mediador da comunhão entre o texto bíblico e os interlocutores, ou seja, a comunidade.
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada.
A linguagem simbólica leva-nos para dentro dela, arrasta-nos para seu interior pela força de seu sentido, de suas evocações, de sua beleza, de seu apelo emotivo e afetivo; a linguagem conceitual busca convencer-nos e persuadir-nos por meio de argumentos, raciocínios e provas.
Dois dos diálogos de Platão são focados na retórica. ... A retórica: A retórica é a técnica (ou a arte, como preferem alguns) de convencer o interlocutor através do discurso. Classicamente, o discurso no qual se aplica a retórica é verbal, mas há também — e com muita relevância — o discurso visual.