A poesia, para os pós-modernistas, nada mais era do que a arte da palavra, e trazia, dessa forma, um intenso rompimento com o caráter social, político, religioso e filosófico que foi explorado pela geração anterior.
Resposta. Os principais autores da 1ª Geração são Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Alcântara Machado, Raul Bopp.
→ Principais autores e obras
A primeira fase modernista também é marcada pelos manifestos nacionalistas: do Pau-Brasil, da Antropofagia, do Verde-Amarelismo e o da Escola da Anta.
a primeira fase do modernismo foi marcada por vários manifestos nacionalistas. dentre eles: do Pau Brasil,da Antropofagia,do Verde Amarelismo, e o da Escola da Anta. ... cujo objetivo principal era o de propor um nacionalismo puro, primitivo, sem nenhuma e qualquer influência.
A revista Klaxon: mensário de arte moderna é o primeiro veículo dedicado à propagação das idéias lançadas pelos modernistas paulistas durante a Semana de Arte Moderna em 1922.
Movimento Modernista O Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas.
É considerado um período multifacetado das manifestações artísticas. Entre suas características estão: individualismo, pluralidade, liberdade de expressão e espontaneidade. Saiba mais sobre o Modernismo: Características do Modernismo.
No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado. Não foi diferente no Brasil, onde a busca pelo novo e pela identidade local permearam esse movimento.
O Modernismo é o principal movimento literário do século XX. Fortemente influenciado pelos movimentos de vanguarda que ocorreram na Europa no início dos anos 1900, esse estilo literário foi revolucionário em diversos níveis. No Brasil, o marco inicial do Modernismo foi a Semana de Arte Moderna de 1922.
Essa ideia de exaltação do novo, de ruptura com convenções artísticas antigas ou já consideradas ultrapassadas, obsoletas, a liberdade individual e criativa, foram os pilares da onda modernista que tomou a Europa.