O candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental ou concluí-lo até a data da matrícula. Para ingressar nos cursos você precisa ser aprovado no processo seletivo. Você precisará fazer uma prova objetiva e uma de redação, abordando os conteúdos do Ensino Fundamental.
Nossos Cursos
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição pública, gratuita, de ensino técnico e superior, criada em 2008, mediante integração dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Ouro Preto e de Bambuí e da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista.
Para se inscrever, o candidato deve criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. São oferecidos cursos em três modalidades diferentes: Curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental.
As graduações disponíveis no CEFET MG são nas áreas de Administração, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Automação Industrial, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, ...
dia 28 de fevereiro de 2021
A escolha pela especialização no Cefet e no Coltec tem relação com a área de interesse do aluno e com o mercado de trabalho. Na última seleção do Cefet, os estudantes procuraram mais o curso técnico de química. ... Já no Coltec, os alunos se interessaram mais pelo curso de análises clínicas no último certame.
Os cursos Preparatórios CEFET/COLTEC do PROLABORE possibilitam aos alunos práticas diferenciadas e estratégicas de aprendizagem, como forma de prepará-los para a conquista do nome na lista dos aprovados.
Como é o processo seletivo COLTEC? Uma prova com 60 questões de múltipla escolha é aplicada, abrangendo temas como língua portuguesa, ciências naturais, matemática, geografia, história geral e do Brasil. Para classificação dos candidatos, as questões de português e matemática valem o dobro de pontos.
Processos Seletivos
O CEFET-MG oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Para ingressar em um de nossos cursos técnicos, é preciso ser aprovado em exame de seleção, realizado sempre no segundo semestre do ano letivo. Para ingressar em um dos cursos de graduação existem duas opções: o Sistema de Seleção Unificada – SiSU.
Convém dizer também que as matérias dos últimos anos são as que mais caem. Nesse caso a prova é composta por 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática, 18 questões de Ciências Naturais e 12 questões de Ciências Humanas (06 de Geografia e 06 de História).
As formas de ingresso são variadas. O processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio acontece uma vez ao ano e, para os subsequentes, duas vezes. Já o ingresso nos cursos de graduação é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Atualmente, existem apenas dois Cefets: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca no Rio de Janeiro.
Esses são alguns dados que podem ser obtidos na Plataforma Nilo Peçanha, ambiente virtual em que constam as estatísticas oficiais da Rede Federal, composta por 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica, o Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais.
Em 2019, a Rede Federal está composta por 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no dia 16 de julho de 2008 o Projeto de Lei 3775/2008 que criou 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a partir da integração ou transformação de 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 39 ...
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) ficou em primeiro lugar entre os Institutos do Brasil, conforme o Web Ranking of Universities, e em segundo no que diz respeito às instituições de ensino do RN.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregam nesta segunda-feira, 29, mais 30 escolas federais de educação profissional, e inauguram 25 campi ligados a 15 universidades federais.
Entre as 50 escolas públicas de todo o país com as melhores notas no Enem 2019, nove são campi do Ifes: Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vitória, Guarapari, Aracruz, Cariacica, Serra e São Mateus.
Rede Federal tem a melhor Educação Superior do Brasil, segundo Enade 2019 — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG.
Ifes - Institutos Federais de Ensino Superior