O óvulo é a célula reprodutora feminina, por isso, caso um espermatozóide se una a ele, já é possível originar à gravidez. Contudo, é considerado como período fértil da mulher apenas o momento do mês em que o óvulo está disponível para fecundação.
“No cenário ideal, a relação sexual deve ocorrer 24 a 36 horas antes da ovulação. Assim, quando a mulher ovular, o espermatozoide já está na trompa à espera do óvulo”, explica o ginecologista Alvaro Petracco, diretor do Fertilitat – Centro de Medicina Reprodutiva, em Porto Alegre.
“Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação”. Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo ser fecundado.
Um bom exemplo de indutor natural é o inhame. Como é extremamente rico em estrogênio, ele colabora e muito para que a mulher tenha mais folículos, mais muco cervical e também maior disposição para o sexo no período fértil. O inhame deve ser consumido assim que a mulher menstruar, por cerca de 7 dias.
Como o catarro é formado? O catarro é fabricado naturalmente com o objetivo de barrar poeira e microrganismos. Quando essa proteção não é suficiente e o corpo é afetado por uma dessas infecções, glândulas presentes nos brônquios começam a produzir uma secreção mais espessa.