Nos adultos, o hipotireoidismo é causado geralmente por uma inflamação denominada tireoidite de Hashimoto, uma homenagem ao médico japonês Hakaru Hashimoto, que a descreveu pela primeira vez em 1912.
Caso o hipotireoidismo não seja tratado corretamente, pode evoluir para uma condição potencialmente letal, o coma mixedematoso, em que a tireoide apresenta-se aumentada ou não palpável, edema facial e da pálpebra muito acentuados, delírios e diminuição da frequência cardíaca, por exemplo.
Sintomas de uma tireoide doente
Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).
Glaucia Mazeto: Quando o hipertireoidismo é causado por uma doença, conhecida como Doença de Graves, pode entrar em remissão e até evoluir espontaneamente para hipotireoidismo. É importante manter acompanhamento com endocrinologista, para uma avaliação adequada do status funcional tireoideo. Resposta da Dra.
Não há qualquer restrição para atividades físicas ,se o hipertireoidismo estiver devidamente controlado, ou seja, se o paciente em uso das medicações está com a função da tireoide normalizada.
Alguns sintomas que a alteração do hormônio causa:
O hipertireoidismo é caracterizado por uma disparada na produção dos hormônios da tireoide — a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esse aumento acelera o metabolismo e causa diferentes sintomas, afetando até as batidas do coração e o funcionamento do sistema nervoso. O tratamento depende de suas causas.