Piaimã – é o gigante comedor de gente, Venceslau Pietro Pietra, que roubara a muiraquitã de Macunaíma. De posse deste famoso amuleto vai constituir-se na principal oposição da reconquista pelo herói. ... Vei – É o sol ou, como quer Mário de Andrade, a sol, que tem duas filhas e quer o herói para genro.
Entenda os principais aspectos da obra
Macunaíma não tinha caráter, morria de preguiça, era matreiro – e mutreteiro –, branco, negro e índio. ... O brasileiro não tem caráter porque não possui nem civilização própria nem consciência tradicional.” As contribuições de Mário de Andrade para a vida cultural do País, no entanto, extrapolam os limites da literatura.
3) Qual frase dita por Macunaíma, ao decorrer do filme, mostra uma característica do personagem? Resposta: " Aí que preguiça".
Neste 1º parágrafo apresentação características de Macunaíma : -nasceu para ser herói da nossa gente . -era uma criança feia .
Anti-herói é o termo que designa o protagonista que não possui as virtudes tradicionalmente atribuídas aos heróis. Anti-heróis são personagens não inerentemente maus que, às vezes, praticam atos moralmente questionáveis.
C) Mário de Andrade utiliza-se de dois tipos de narradores para mediar as peripécias de macunaima, o narrador-personagem e o narrador-observador. qual deles predomina no capítulo "v-Piaimã"? retire fragmentos do trecho justifique a sua resposta. No capítulo predomina o narrador observador.
O foco narrativo perceptível é de terceira pessoa, com um narrador-observador das peripécias de Macunaíma.
Sobre o autor Mário de Andrade Viajou por todo o Brasil para estudar o folclore nacional. Macunaíma é uma obra cheia de referências à cultura popular brasileira e é o resultado das pesquisas de Mário de Andrade.
Macunaíma é o herói sem nenhum caráter porque está em constante transformação, espécie de argila a ser moldada pelo medo e pelo prazer. ... Tendo em mente o protagonista amorfo da rapsódia de Mário de Andrade, Joaquim Pedro de Andrade é fiel a Macunaíma – o herói sem nenhum caráter por não ser canônico.
Antes de ir para São Paulo, Macunaíma deixa sua consciência na ilha de Marapatá. Ele toma banho em uma água mágica e sua pele fica branca, os olhos azuis e os cabelos loiros. Jiguê também decide se banhar na piscina natural, mas como o irmão já tomou banho nela, o máximo que ele consegue é obter a cor do bronze.