Evitar áreas que tenham sido plantadas com citros e observar uma distância mínima de 30 m do pomar mais próximo. Escolher um solo profundo e bem drenado, para facilitar a produção de mudas com torrão. Retirar da área pedras, raízes e tocos. Realizar análise de solo antes do plantio.
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
Deixe-a como se estivesse repousando. É importante que o local onde a semente está receba sol e sombra de modo equilibrado. Lembre-se de regar com frequência para que a semente possa germinar. A outra forma de fazer mudas de jabuticaba é pelo processo de estaquia, ou seja, a partir de um galho da árvore.
Os pés de jabuticabeira necessitam de podas, com uma certa periodicidade, podando os galhos excedentes, tanto para dar uma formação como para auxiliar na vitalidade, além dos galhos secos e que apresentem sinais anômalos. Também precisam de água, sol e ventilação.
Deve-se plantar a jabuticabeira em local com bastante luz natural ou pelo menos, à meia sombra. A árvore suporta altas temperaturas e períodos prolongados de sol e costuma se desenvolver melhor no clima tropical ou subtropical.
Você pode estimular sua jabuticabeira a se desenvolver mais depressa e de forma saudável adubando o pé uma vez a cada três meses com esterco bem curtido e calcário, ambos produtos encontrados em grandes casas agrícolas. O calcário ajuda a corrigir a acidez do solo, que interfere no sabor dos frutos.
O segredo é deixar a planta "aberta" para o sol entrar." No quinto ano, a planta começa a soltar as "casquinhas brancas", que também são retiradas. A planta vai florescer e frutificar no lugar dessas "casquinhas brancas", explica Maria José. "Deixo essa casquinha e as folhas podadas no pé da planta como cobertura."
Em 5 litros de água limpa, mergulhe um saco de pano com 100 gramas de sulfato de cobre em seu interior. Assim que passarem 24 horas, retire o saco do balde e acrescente 100 gramas de cal virgem - já diluídas em mais 5 litros de água. Misture bem, passe por coador de pano e coloque em pulverizador.
Por isso, a presença da praga provoca um aspecto melado e grudento nos frutos e folhas de jabuticabeiras. Para repelir o inseto, aplique na fruteira calda de fumo, que pode ser adquirida na forma líquida no varejo especializado ou preparada no local.
No interior da câmara de captura são colocados toletes de cana-de-açúcar de aproximadamente 10 cm de comprimento e, pendurada no gargalo da garrafa (parte A) uma cápsula do feromônio de agregação de Rhynchophorus palmarum, tendo-se o cuidado de fazer, com uma agulha, um pequeno furo na tampa, para promover a liberação ...
Duas dicas caseiras eficazes sobre como acabar com cupins e brocas em madeira envolvem soluções à base de vinagre e óleo de cravo. O vinagre deve ser aplicado puro em forma de jatos na madeira (especialmente nos buracos abertos pelo inseto). O produto mata os insetos e o cheiro forte os mantém afastados.
Se os insetos estiverem no tronco das laranjeiras e das tangerineiras, não há uma medida de controle efetiva da praga. Assim, recomenda-se a erradicação da planta e o replantio de uma nova muda na área. Mas, se as brocas estiverem nos ramos, corte-os e queime-os para garantir a eliminação das brocas.
As principais medidas de controle a serem tomadas em um pomar para prevenir ou controlar as brocas são:
A isca a ser usada consiste em pedaços do pseudocaule de 50 cm cortados ao meio longitudinalmente e colocados com a parte cortada em contato com o solo e mantido entre as covas. 3. Controle químico: Recomenda-se a utilização de inseticidas específicos registrados para a cultura, aplicados na base das plantas.
Pentox Aerossol: por exemplo, não possui um odor muito forte e funciona bem para matar, com os jatos sendo direcionados diretamente nos buracos causados pela broca de madeira; Lubrificante WD-40: um óleo que sufoca os insetos, este funciona melhor para cupins, mas também dá para matar broca de madeira.
A barreira química para tratar cupins em árvores basicamente envolve a injeção no entorno do solo das árvores com inseticida que agem por contato, passando de cupim para cupim. Este método para matar os cupins é altamente eficaz, sempre recomendamos a utilização do princípio ativo fipronil (melhor custo benefício).