Torque, ou momento de uma força, é a tendência que uma força tem de rotacionar um corpo sobre o qual ela é aplicada. O torque é um vetor perpendicular ao plano formado pelos vetores força e raio de rotação.
Torque é o efeito rotatório gerado por uma força (T = F.d), ou seja, não é uma força, mas o produto da força pela distância perpendicular do ponto de aplicação desta em relação ao eixo de movimento (braço de momento).
A força resultante de um sistema de duas ou mais forças pode determinar-se graficamente pela adição dos vetores força (adição vetorial).
Quando falamos que um corpo extenso está em equilíbrio, então queremos afirmar que : A resultante das forças aplicadas a ele é nula, ou seja, o móvel não tem movimento de translação; A soma algébrica dos momentos das forças (Torques) aplicada sobre ele em relação a um ponto, é nula.
Explicação: O movimento de uma força tende sempre a causar um movimento de rotação do corpo sob a ação dessa força em torno do polo considerado.
O momento de força ou torque é uma grandeza física associada ao fato de uma força promover rotação, ou seja, fazer com que um objeto gire. Podemos ver tal fato ocorrendo diariamente nas situações em que abrimos uma porta, apertamos um parafuso usando uma chave de fenda, etc.
O módulo do momento (M) é definido como sendo o produto do módulo da força (F) pela distância (d) entre a linha de ação da força e o eixo. A unidade de momento de uma força no sistema internacional de unidades é N.m.
O sentido dos ponteiros do relógio ou sentido horário, que no Inglês se abrevia como CW de Clockwise, é o movimento circular de rotação num plano, que se desenvolve no topo do círculo para a direita, a seguir para baixo e depois para a esquerda, retomando o ponto original no topo.
O sentido anti-horário é o caminho inverso. Em vez de se deslocar para a direita e fazer um círculo completo, desloca-se para a esquerda até completar um círculo. O sentido horário possui diversos nomes, como sentido dos ponteiros do relógio, antitrigonométrico ou dextrógiro.