A embebição, processo físico relacionado basicamente às propriedades dos componentes e as diferenças de potencial hídrico entre as sementes e o meio externo é o primeiro passo para a germinação, com consequente aumento de volume interno e rompimento do tegumento, permitindo o crescimento do embrião para o meio exterior ...
A fase de Desenvolvimento deve considerar todas as práticas de manejo e cuidados a partir da germinação e emergência das plantas na lavoura, o que inclui as etapas de desenvolvimento vegetativo, florescimento até o enchimento de grãos.
Entre nós, ainda se usa o processo manual de colher o feijão por arrancamento manual das plantas, que são levadas para o terreiro, onde se completa a secagem, e depois são batidas. Não se deve esperar que as vagens sequem demais para evitar a perda de sementes por debulha natural no campo.
Para que o beneficiamento de feijão seja um processo totalitário, são utilizados maquinários diversos que formam desde o transporte de produtos até a embalagem final, dentre eles, é muito comum a presença de peneiras para eliminar as impurezas e equipamentos de sopro e/ou escovamento do grão, que permitem um tratamento ...
O beneficiamento é uma das últimas etapas do programa de produção de grãos. ... A retirada das impurezas de um lote de grãos é feita com base na utilização das diferenças físicas dos materiais que compõem o lote original (grãos perfeitos, impurezas ou materiais estranhos e outros).
A pré-limpeza antecede o processo de secagem. É a fase em que são retiradas dos grãos as impurezas que podem retardar o processo de secagem, acelerar o surgimento e desenvolvimento de microorganismos e facilitar a proliferação de insetos.
Como o trigo vira farinha
Basicamente, o trigo passa por três processos até se tornar farinha. Primeiro, é feito o processo de separação e, em seguida, o processo de moagem para deixar a farinha mais palatável e reduzi-la a pó. Por último, há o enriquecimento e a farinha está pronta para ser consumida (veja mais aqui).
Para uma farinha ser considerada forte, ela precisa possuir de 10,5% a 12% de proteína. E, para compensar as perdas nutricionais ocasionadas pela retirada do gérmen dos grãos do trigo, essa farinha pode ser enriquecida com tiamina, riboflavina, niacina e ferro, sendo chamada, por isso, de farinha forte especial.
O grão do trigo tem cor e tamanho variáveis, mas, geralmente, apresenta formato ovalado com extremidades arredondadas, sendo composto basicamente por três partes: o gérmen (que contém o embrião e nutrientes para o mesmo), a casca (que protege o grão do ataque de insetos, roedores e micro-organismos) e o endosperma ( ...
A farinha de trigo é o pó resultante da moagem de grãos deste cereal. No processo para a sua obtenção as principais operações são a moagem e a peneiração.
A matéria-prima da farinha de trigo é o próprio trigo. Em resumo, o trigo é um cereal bastante conhecido em todo o planeta.
Farinha de trigo