Princípio Alara e proteção radiológica O princípio Alara (As Low As Reasonably Achievable) é um acrônimo para a expressão “tão baixo quanto razoavelmente exequível”. Ou seja, leva em conta que, em relação ao uso de radiação, deve-se utilizar a menor dose possível para alcançar determinado resultado.
Para melhorar as condições de proteção radiológica, existem alguns princípios, entre eles está: tempo, distância e blindagem. Tempo: Menor tempo possível de exposição a fonte de radiação. Distância: Maior distância possível da fonte de radiação. Blindagem: Blindagens adequadas para a exposição da fonte de radiação.
2.
Portaria SVS/MS n° 453, de 1 de junho de 1998 Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências.
A importância da proteção radiológica A proteção radiológica é, essencialmente, um conjunto de normas que tem como objetivo garantir a segurança dos profissionais envolvidos nos trabalhos da área.
“Enquanto a portaria no 453 trazia no seu conteúdo princípios de proteção radiológica, responsabilidades e todos os aspectos técnicos da proteção radiológica nas diversas especialidades, incluindo radiologia convencional, mamografia, CT, fluoroscopia, odontologia e outras , a RDC 330, tem no seu conteúdo os princípios ...
Resolução que estabelece os requisitos sanitários para a organização e o funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista e regulamenta o controle das exposições médicas, ocupacionais e do público decorrentes do uso de tecnologias radiológicas diagnósticas ou intervencionistas.
Todos os produtos sujeitos a regime de vigilância sanitária devem estar regularizados junto à Anvisa. Parágrafo único. A utilização dos produtos sujeitos a regime de vigilância sanitária deve obedecer às normativas aplicáveis e às instruções de uso dos fabricantes.
RDC – Resolução da Diretoria Colegiada. Geralmente é uma descrição de regulamento técnico que objetiva a alguma determinação para o empresário. As resoluções mais conhecidas são: RDC 185 - regulamenta registro de produtos.
Na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 07 de 24 de fevereiro 2010, dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de uma UTI sendo aplicada a todas UTIs gerais do país, sejam públicas, privadas ou filantrópicas; civis ou militares.
A RDC 216 04 Anvisa dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. ... Ser um mapa que leva à manipulação, ao preparo e à comercialização de alimentos de forma segura, preservando o valor nutricional e evitando os perigos biológicos, químicos e físicos.
A sigla RDC significa Resolução da Diretoria Colegiada. É uma série de normas regulamentares cujo objetivo é atribuir responsabilidades a empresas e profissionais a fim de garantir as Boas Práticas mantendo os padrões de qualidade dos produtos e serviços destinados à saúde da população.
Entende-se por serviços de alimentação a atividade de preparo de alimentos que ocorre fora do domicílio, podendo, porém ser consumida em qualquer lugar. ... As empresas de refeições coletivas são empresas prestadoras de serviços que fornecem refeições para empresas, escolas, universidades e hospitais.
As UAN são unidades que pertencem ao setor de alimentação coletiva, cuja finalidade é administrar a produção de refeições nutricionalmente equilibradas com bom padrão higiênico-sanitário para consumo fora do lar, que possam contribuir para manter ou recuperar a saúde de coletividades, e ainda, auxiliar no ...
Há os construtores, como leite, feijão, peixe, queijo, ovos, carne e frango; os reguladores, que são as frutas, verduras, legumes e fibras e, por fim, os energéticos, como por exemplo manteiga, chocolate, arroz, pão, açúcar e óleo.
Nesses locais, o nutricionista é responsável por: elaborar lista de compras; planejar o cardápio; supervisionar a produção de refeições, bem como a adequação das instalações físicas; realizar treinamentos com os funcionários; implantar Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), Manual de Boas Práticas e métodos de ...
O Curso Técnico em Nutrição capacita profissionais para prestar assistência a nutricionistas na avaliação nutricional e aplicação de dietas e planos de educação alimentar, bem como para realizar a administração e manuseio dos alimentos e produção de refeições.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Controlar o preparo de refeições de pacientes e funcionários, observando e instruindo, quanto à aplicação de técnicas adequadas de higienização, pré-preparo, cocção e armazenamento de alimentos.
Em restaurantes e cozinhas industriais, o nutricionista é responsável por definir o cardápio a ser servido. Além disso, ele acompanha todo o processo de preparo das refeições e orienta os colaboradores a manipular os alimentos de forma correta.
Na consulta, o nutricionista realiza uma entrevista (anamnese) para obter dados sobre a doença atual e outras informações específicas para a construção do plano alimentar. Constam das perguntas, à história de algumas doenças (obesidade, anorexia, bulimia, dislipidemias, pressão alta, etc.)
Uma pessoa pode ser fitness, forte e saudável com uma dieta baseada em carnes ou mesmo vegetariana. Uma pessoa pode melhorar sua saúde comendo somente orgânicos ou comida convencional. Uma pessoa pode perder gordura corporal ou ganhar massa magra dispondo de um baixo orçamento ou dispondo de um ilimitado.
Resposta. Os riscos de eliminar completamente a ingestão de carboidratos são fraqueza, mal estar e alterações na pressão, que podem levar à taquicardia e alterações de hormônios. “Qualquer dieta que restringe a ingestão energética vai levar à perda de peso."
Elimine dez dúvidas comuns sobre dietas