O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário. Em cada rim existem aproximadamente de 600 a 800 mil néfrons.
Uma das principais funções dos rins é filtrar o sangue para eliminar, por meio da urina, substâncias que quando em excesso no organismo se tornam nocivas, como: ureia e ácidos orgânicos. Por isso, para manter a função renal adequada, é importante estar sempre bem hidratado.
O corpo elimina naturalmente toxinas por meio da transpiração, respiração, fezes e urina, mas quando há excesso deve-se ajudar o organismo com uma dieta desintoxicante.
As escórias metabólicas são basicamente substâncias resultantes do metabolismo, caracterizado como escórias. Exemplos dessas substâncias são o ácido úrico, a timina e a ureia. ... Assim, os rins possuem a função homeostática, regulando o equilíbrio do corpo, o que inclui a excreção das escórias metabólicas.
O processo fisiológico, portanto, está sujeito a desequilíbrios constantes, pois o organismo, em seu funcionamento normal, produz grande quantidade de resíduos, que caem na circulação sangüínea e daí devem ser retirados pelos órgãos de eliminação - rins, intestinos, pele e pulmões -.
Os rins são dois órgãos que fazem parte do nosso sistema urinário. Estão localizados na região lombar, acima da cintura, um em cada lado da coluna vertebral. O rim direito normalmente é menor que o esquerdo e está em uma posição um pouco mais baixa.
O fígado é um órgão que pertence ao sistema digestório, localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos.
De maneira geral, a dor nos rins pode ser acompanhada de: