O IOP, índice de organização perceptual, compreende os subtestes: cubos, conceitos figurativos e raciocínio matricial que medem a criação de conceitos não verbais, percepção visual, organização, coordenação visual e motora, nível de abstração e habilidade intelectual, foi o índice em que obteve melhor desempenho e ...
Os subtestes do WISC-IV são: Informação (IN), Semelhanças (SM), Vocabulário (VC) e Compreensão (CO), medidas de fatores específicos da inteligência cristalizada; o subteste Aritmética (AR), do fator Conhecimento Quantitativo.
Tal funcionamento sincronizado é possível a partir da Organização Perceptual (OP) – caracterizado como um processo no qual a informação visual se estrutura em padrões coerentes como os grupos, contornos, totalidades perceptivas, tamanho e a sensibilidade ao contraste – sendo este último, uma ferramenta empregada na ...
Com base nas tabelas de conversão de teste Wechsler, alguém com uma pontuação de escala completa entre 90 e 110 é considerado médio. De 111 a 119, a pessoa tem um QI acima da média, que não é Superior e nem Muito Superior (Superdotação). Com uma pontuação de 130 ou mais, a pessoa é considerada superdotada.
O Índice de Compreensão Verbal (ICV), no WISC-III, que avalia a habilidade de apreender conhecimentos adquiridos, resulta do desempenho nos subtestes Informação, Semelhanças, Vocabulário e Compreensão.
A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - 4a Edição (WISC-IV) - é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas.
As teorias mais clássicas e estudadas são: a abordagem psicométrica, a desenvolvimental e a cognitivista, entretanto, existem teorias mais recentes e consideradas mais abrangentes, que serão discutidas a seguir.
“O teste analisa a compreensão verbal, organização perceptual, memória operacional e velocidade de processamento da resolução de problemas. É uma ferramenta utilizada para investigar problemas de aprendizagem, tanto na vida cotidiana como escolar.”
Oi Jennifer, O Teste WISC é aplicado somente por Psicólogos ou Neuropsicólogos, e por ser um teste complexo que exige vários encontros, por ser um material caro e por levar tempo para ser corrigido é que o valor da aplicação é caro.
A importância da avaliação psicológica advém do fato de a mesma desempenhar um papel muito relevante na psicologia clínica, pois permite uma análise objetiva e detalhada da realidade psicológica de uma determinada pessoa. O paciente, muitas vezes, sente algo, mas não sabe o que se passa.
A velocidade de processamento é um dos elementos principais de um processo cognitivo e, por isso, é uma das habilidades mais importantes para a aprendizagem, o rendimento escolar, o desenvolvimento intelectual, o raciocínio e a experiência.
Enquanto nosso cérebro leva alguns milissegundos para processar uma informação, o computador leva menos do que um nanosegundo. Segundo Esther Luna, essa diferença pode ser explicada pela própria composição do material.
Velocidade de processamento é a capacidade que o indivíduo tem em manter o foco atencional, em realizar rapidamente tarefas simples automatizadas em situações que necessitam manter a atenção (Primi, 2003).
De acordo com o conhecimento atual da estrutura e funcionamento da retina humana, cientistas estabeleceram que ela é capaz de processar o equivalente a 10 imagens de 1 milhão de pontos por segundo.
3.
6. Somos capazes de escanear e processar imagens complexas em até 13 milissegundos. 7. As redes neurais artificiais (RNAs), que são modelos computacionais inspirados pelo sistema nervoso central, precisam de 40 minutos para processar o que o cérebro leva apenas um segundo.
O processamento da informação começa com a entrada de órgãos sensoriais, que transformam estímulos físicos como toque, calor, ondas sonoras ou fótons de luz em sinais eletroquímicos.
De acordo com Michel Habib*, o processo de memória tem obrigatoriamente de passar por três fases: a memorização, o armazenamento e a rememoração. Entende-se por memorização a formação e construção de traços mnésicos, isto é, a aquisição de uma memória.
Enquanto a memória sensorial é conhecida por ser acionada automaticamente, a memória de curta duração leva um certo tempo para voltar à consciência. Isso porque ela se refere aos acontecimentos banais do dia a dia, como escovar os dentes e tomar banho, e são descartadas caso não se tornem lembranças significativas.
Eles descobriram que as memórias são armazenadas ao longo de estruturas cerebrais em muitas as conexões entre os neurônios. ... Memórias de curto prazo são processadas na parte frontal do cérebro em uma região altamente desenvolvida, chamada lóbulo pré-frontal.
Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses. A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las. Ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses.
Para guardar para sempre o que você aprendeu, seu cérebro precisa processar as informações no hipocampo. Ele seleciona os dados que podem ser expressos por meio de palavras e determina quais devem ser armazenadas no córtex. Doenças como o mal de Alzheimer e o estresse atacam e comprometem essa estrutura.