O sistema do Custeio ABC identifica custos indiretos, levando em conta todas as atividades, porém considerando cada uma delas de forma específica. Assim, o sistema de Custeio ABC ordena as atividades que “sugam” mais recursos da empresa. Essa ordenação não ocorre em outros sistemas de custeio.
O que são gastos? Gastos são todos os desembolsos da sua empresa, ou seja, tudo que sai do caixa. Isso significa que investimento é um gasto, assim como uma despesa também é um gasto. Então, quando falamos em gastos estamos falando de: custos, despesas e investimentos.
As perdas são gastos imprevistos e que não trazem retorno algum para a empresa. Quando acontecem problemas nos computadores, acidentes de trabalho, produtos vencidos no estoque ou incêndios, por exemplo, sempre há desperdício de dinheiro.
De fato, gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc.
Em Contabilidade, um gasto pode ser classificado como despesa quando está associado às atividades que dão suporte à cadeia produtiva da empresa, sem contudo participarem diretamente dela.
A perda é um bem ou serviço consumido de forma involuntária, ou seja, a perda ocorre toda vez que algum bem ou serviço for consumido sem consentimento. Porque Trata-se de gastos NÃO INTENCIONAIS decorrentes de fatores externos, fortuitos ou da atividade produtiva normal da empresa.
O que é despesa? Já a definição de despesa engloba todos os gastos relativos à administração da empresa, como as áreas comercial, de marketing, de desenvolvimento de produtos e financeira.
substantivo masculino plural Despesas; aquilo que se gastou; o valor em dinheiro que foi pago por alguma coisa: os gastos com a saúde foram enormes. adjetivo Que se conseguiu gastar, que foi muito usado ou se encontra estragado: chinelos gastos. Ver também: gasto. Etimologia (origem da palavra gastos).
Despesas variáveis são aqueles gastos que têm relação direta com o negócio da empresa. No caso de uma revendedora de automóveis, por exemplo, podemos citar a comissão dos vendedores, que varia de acordo com as vendas de cada período. Assim, quanto mais carros são vendidos, maior é a gratificação a ser paga.
Para ter uma contabilidade bem organizada e gastar de maneira eficiente, é preciso entender bem a diferença. A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.