Na panela de pressão: Coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água limpa, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal a gosto e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão.
Sendo fonte de vitaminas, minerais e fibras, o grão-de-bico pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle do peso e reduzir o risco de várias doenças. Além disso, ele é rico em proteínas, sendo um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.
Rico em Minerais O ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo do que em outros grãos similares, como o feijão e a lentilha. Com relação às proteínas, a valor nutricional é muito superior à das demais leguminosas, porque essas proteínas são melhor aproveitadas pelo corpo.
O grão-de-bico é rico em fibras, que ajudam a reduzir a velocidade com que a glicose é absorvida pelo organismo, o que contribui para o tratamento da diabetes. E isso não é uma vantagem só do grão-de-bico, outras leguminosas como o feijão, a lentilha e a ervilha agem da mesma maneira.
oito horas
Na hora de cozinhar, troque a água e deixe o grão-de-bico cozinhar por apenas 8 minutos após pegar pressão.
Muita gente pergunta se precisa tirar a pele. Não precisa, inclusive ela é muito saudável e rica em fibras, mas caso você queira tirar a pele é só colocar o grão-de-bico que saiu da panela de pressão em água corrente e pressionar os grãos levemente como se estivesse lavando-os que a pelinha vai soltando.
(Uma dica prática é a seguinte: normalmente, após as primeiras 12 horas, os grãos começam a soltar uma “espuma fedorenta” que é na verdade o elemento saindo. Nâo se preocupe, isso não significa que o alimento está estragado).
A primeira forma de saber se uma massa está velha é pela data de validade na embalagem. A maioria dos fabricantes recomenda uma data limite de dois anos para consumo após a fabricação. Se a embalagem já estiver aberta, veja se a massa está se esfarelando.
Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.
Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.
dois meses
Passo a passo para seu feijão congelado ficar fresquinho
Arroz e feijão: coloque uma porção em um saquinho para freezer, tire todo o ar (existem aparelhos próprios para isso). Leve ao freezer.
Congele-o sem ser temperado: Para que o sabor do feijão fique como novo e muito saboroso, prepare-o sem tempero e depois congele-o. Quando for descongelar, prepare o tempero e despeje uma quantidade média de água, deixando o seu feijão delicioso!