Oxigênio
Além disso, o ar é essencial para o clima, a distribuição da chuva e a dispersão de sementes as quais favorecem a produção agrícola. Por outro lado, ele favorece o desenvolvimento de diversas doenças por vírus, bactérias e microrganismos, os quais são levados pelas correntes de ar.
O ar atmosferico pode ser utilizado além da respiração dos seres vivos como por exemplo para: distribuição da chuva. dispersão de sementes. gerar energia eólica.
O ar, embora invisível, ocupa lugar no espaço. Sendo que definimos a matéria como tudo o que ocupa lugar no espaço, podemos afirmar que o ar é matéria, como o são a água, a terra, o papel, etc. As propriedades do ar são : peso, compressibilidade, elasticidade e expansibilidade.
Densidade. O ar tem peso graças à gravidade, a força que atrai todas as coisas para o centro da Terra, por isso a concentração dos gases é maior próximo ao nível do mar, consequentemente mais denso.
Podemos demonstrar esta propriedade fazendo a experiência da seringa. Quando tapamos o seu orifício fica difícil de empurra o êmbolo até o fim. Mas podemos ver que o ar dentro da seringa diminui de volume, comprovando a sua compressibilidade.
O ar é uma mistura de gases, vapor de água e partículas sólidas....Montando a experiência:
atmosfera