- Uma melhor coordenação. - Uma maior concentração e uma espetacular rapidez de reflexos. - Também desenvolve a agilidade e as habilidades locomotoras, além de contribuir com uma grande resistência. - Como todos os esportes infantis, o basquete cuida e protege o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular.
O basquete é um esporte muito completo que permite a exploração de todo o corpo, de maneira a impulsionar a explosão física, assim como também, a força muscular. ... Além dos âmbitos físicos, o esporte permite o desenvolvimento psicológico advindo da integração social e o espírito de equipe.
Segundo Jobim, Pureza e Loureiro (2008), a prática do Basquetebol auxilia no desenvolvimento físico, técnico, tático, psicológico, moral e social, também desenvolvendo capacidades físicas como coordenação, ritmo, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, flexibilidade e resistência.
Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.
O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. ... Na realidade, só quem estuda a história do basquete brasileiro sabe da sua importância na história brasileira e das glórias que trouxe ao nosso país, tanto em Jogos Olímpicos, quanto em campeonatos mundiais.
A prática do basquete no Brasil começou quando o norte americano Augusto Louis introduziu o desporto na Associação Atlética Mackenzie College de São Paulo, em 1896. No Rio de Janeiro, no ginásio da rua da Quitanda nº 47, no Centro da cidade, em 1912, aconteceu o primeiro torneio de basquete.
O Basquete no Brasil Em 1896, um professor americano chamado Augusto Shaw foi convidado para lecionar no Colégio Mackenzie em São Paulo e introduziu o jogo no país. Os primeiros torneios de basquete aconteceram em 1912 e o primeiro clube a adotar a modalidade foi o América do Rio de Janeiro, no ano seguinte.
Aos poucos o persistente Augusto Shaw foi convencendo seus alunos de que o basquete não era um jogo de mulheres. Quebrada a resistência, ele conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie College, ainda em 1896. ... Shaw viveu no Brasil até 1914 e teve a chance de acompanhar a difusão do basquete no país.
O Brasil foi um dos privilegiados por conhecer o basquete, e a pessoa responsável por trazer o esporte foi o Norte-Americano Augusto Shaw que em 1896 veio ao Brasil para ser professor de Artes no Mackenzie College só que ele não trouxe apenas livros, mas também uma bola de basquete. ... Apaixonado por Esportes Americanos.
O objetivo do basquete é introduzir a bola na cesta do lado adversário de forma a marcar pontos.
O manejo da bola e do corpo, o drible, o passe, o arremesso, os fundamentos individuais de defesa e o rebote são aspectos técnicos que devem ser levados em conta pelos iniciantes no esporte. Esses fundamentos são utilizados em várias situações de jogo e norteiam a prática do basquetebol de quadra.
Os fundamentos técnicos do Basquete são: Controle do Corpo, Manejo de bola, Drible, Passe, Arremesso, Bandeja, Jump e Rebote.
Os principais fundamentos do basquetebol são :
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
passe, chute, domínio, condução, drible, finta, marcação e o cabeceio.
1)Fundamentos técnicos são o conjunto de movimentos que um atleta deve dominar para a boa prática do esporte.
Cabeceio- É um fundamento defensivo e ofensivo que pode ser realizado pelos jogadores com as seguintes finalidades: Defender a equipe, passar a bola e marcar um gol. ... Domínio- Manter a posse da bola em seu controle. Recepção- Recepção consiste basicamente no repasse da bola de um jogador para o outro do mesmo time.
Estes fundamentos, que constituem o suporte do futebol, devem ser aprendidos e treinados para uma boa execução durante a prática desportiva. Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.
Denominamos drible como o recurso em que o jogador utiliza para, quando de posse de bola, ultrapassar o adversário sem perder o controle da mesma. ... Diferentemente do drible, a finta é um movimento realizado sem a posse da bola. Ele tem por objetivo principal deslocar o adversário e fugir de sua marcação.
O drible é feito com a posse de bola. Quem dribla, procura, com a bola, passar pelo adversário. Esse “passar pelo adversário” exigirá, algumas vezes, velocidade, mudança de direção, criatividade, ginga e as vezes todas estas coisas simultaneamente.
Resposta: O drible é um fundamento técnico utilizado como recurso que visa primariamente progredir em direção ao gol adversário. ... O drible é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma.
O Drible é um fundamento básico do Handebol, trata- se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento.
O drible, movimento de bater a bola contra o solo usando somente uma das mãos, permite ao jogador deslocar-se em campo e progredir no ataque mantendo a posse de bola. Deve ser executado continuamente. Se o jogador segurar a bola, deve, obrigatoriamente, passá-la para um companheiro de equipe ou arremessá-la.
- O ato de um jogador se deslocar quicando a bola é chamado de drible. A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible.