A síndrome de Stevens-Johnson caracteriza-se por reações mucocutâneas potencialmente fatais causadas por hipersensibilidade a fatores precipitantes diversos, como infecções por vírus, fungos, bactérias, afecções do tecido conjuntivo, tumores malignos, vacinas e diversos fármacos.
Reação cutânea adversa a medicamentos. Qualquer efeito indesejado na pele, mucosas, cabelos e unhas, na sua estrutura ou função, desencadeado pelo uso de medicamento.
1 Med Conjunto de sinais e sintomas associados a diferentes processos patológicos e que, juntos, formam o quadro de uma doença.
a sindrome. Como quasi só os médicos usam tal palavra será fácil adotar a forma correta. A sílaba tônica em latim ocupa somente dois lugares: a penúl- tima, se esta é longa, como em regína, ou a antepenúltima quando a penúltima é breve, como em êóminus.
Já a síndrome é um conjunto de sintomas que definem um determinado estado clínico associado a problemas de saúde, que nem sempre tem as causas descobertas. Enquanto a doença tem causa definida, a síndrome revela uma condição quase sempre sem causas diagnosticadas.
As lesões decorrentes do XP ocorrem nas áreas expostas à luz solar e, geralmente, iniciam-se nos primeiros anos de vida. A pele, em indivíduo ainda criança, apresenta um número aumentado de sardas e manchas em confete esbranquiçadas. Seus olhos também possuem forte sensibilidade à luz.
O The Noite desta quinta-feira, 10 de dezembro, recebe Bruno Diferente, que ficou famoso nas redes sociais por sua simpatia e pela maneira leve e bem humorada com a qual lida com uma doença rara, a displasia ectodérmica, que afeta seu crescimento e traz outras questões como aspecto de envelhecimento precoce.
A síndrome de Roberts (RBS) é caracterizada por atraso do crescimento pré e pós-natal, defeitos de redução graves e simétricos dos membros, anomalias craniofaciais e atraso mental grave. A focomelia SC é uma forma mais ligeira de RBS.
Natural de Recife - PE, Bruno Gomes de Oliveira nasceu em e tem 37 anos de idade.
A displasia ectodérmica (DE) compreende um grupo grande e heterogêneo de doenças hereditárias que se caracteriza por apresentar manifestações clínicas relacionadas às anomalias das estruturas de origem ectodérmica, principalmente nos cabelos, unhas, dentes e pele.
A displasia ectodérmica anidrótica ou hipoidrótica, ou Síndrome de Christ-Siemens-Touraine é uma doença recessiva, ligada ao cromossomo X, rara, não progressiva e que apresenta uma tríade clássica: ausência parcial ou completa de glândulas sudoríparas, hipotricose e hipodontia (3).
A Displasia ectodérmica é uma doença rara de origem congênita, caracterizada pelo comprometimento de estruturas derivadas do ectoderma. Os indivíduos portadores de Displasia ectodérmica apresentam como sinais clínicos: hipotricose, hipohidrose e anormalidades cranianas.
No organismo, verificam-se formas de crescimento celular controladas e não controladas. A hiperplasia, a metaplasia e a displasia são exemplos de crescimento controlado, enquanto que as neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas e são denominadas, na prática, de "tumores".
Displasia do colo do útero é a alteração fora do normal que afeta as células da superfície da cérvix, parte mais baixa do útero que se abre na parte de cima da vagina. Essas alterações não são câncer, mas caso não sejam tratadas podem evoluir para isso.