A NBR 8196 foi elaborada e publicada em 1999, substitui a NBR 8196 de 1992 e teve como base a ISO 5455 de 1979. Esta norma descreve as condições de emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos.
As escalas que podem ser utilizadas de acordo com a NBR 08196 de 1999, são as seguintes:
A indicação da escala do desenho é feita pela abreviatura da palavra escala: ESC , seguida de dois numerais dois numerais dois numerais separados por dois pontos. O numeral à esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho técnico. O numeral à direita dos dois pontos representa as medidas reais da peça.
No caso de um desenho ou mapa, a escala é a relação entre as dimensões apresentadas no desenho e o objeto real por ele representado. Tanto as dimensões do desenho como do objeto real devem ser relacionadas utilizando a mesma unidade, para que seja possível realizar uma comparação na mesma grandeza.
Nas plantas baixas são indicados os acessos ao imóvel para pedestres e automóveis, o nível dos pisos em relação à cota 0,00 do terreno, os nomes e as aberturas de portas e janelas, os nomes e áreas dos ambientes, os tipos de revestimentos, o desenho do piso, as áreas permeáveis do terreno e pode-se representar a ...
Já a planta de locação, implantação, ou ainda, localização, é aquela que representa uma vista superior do terreno, com a finalidade de identificar a implantação do projeto, conta com informações complementares, como: muros, cercas, caminhos, piscinas, acessos, movimento de terra, redes hidráulica, elétrica e de ...
É a denominação dada a toda e qualquer medida expressa em plantas arquitetônicas. É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor, normalmente expresso em metros.
Acesse a guia Elementos, grupo Cotas e selecione Cota alinhada;