O que fazer com o material escolar antigo? Descubra como evitar o seu descarte absoluto
A reciclagem de cadernos pode ser feita assim que ele estiver todo preenchido, depois é só levá-lo para a reciclagem, mas retire as partes de alumínio ou plástico que prendem as folhas e também recicle-as. E lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!
O processo de reciclagem é muito trabalhoso e a maioria dos postos de resíduos não oferecem a opção de reciclagem dos tecidos. Uma forma de descarte é entrar em contato com a fabricante do seu produto para saber se é possível devolvê-lo para, que seja feito um descarte correto para reuso ou reciclagem da peça.
Funciona assim: deixe os sapatos que não usa mais – pode ser tênis, sandália, botas, chinelos, etc - em nossa loja da Oscar Freire, número 1105, em São Paulo. Recolhendo o que foi descartado realizamos a logística reversa.
Ao todo, o Brasil possui cerca de 21 empresas que fazem a reciclagem de tecidos, de acordo com uma pesquisa feita por Mariana Amaral, acadêmica da USP. Uma dessas recicladoras é a JF Fibras, localizada a apenas 50 quilômetros de São Paulo, em Suzano.
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.
Qualquer pessoa pode doar suas meias velhas nas lojas da Puket de todo o Brasil. Como a peça será reciclada e transformada em cobertor, ela pode ser doada em qualquer estado. Não interessa se tem apenas um pé, ou se a meia está rasgada ou furada, ela terá a mesma serventia de uma meia novinha para o projeto.