O Siscomex é acessado no endereço: http://portal.siscomex.gov.br/ , site que concentra todos os sistemas de comércio exterior.
O RADAR Siscomex é a primeira habilitação necessária para empresa começar suas operações de importação e exportação....Saiba como efetuar a Consulta RADAR Receita Federal
A consulta pode ser realizada através do Menu Declaração Única de Exportação / Consultar DU-E no Portal Siscomex. Informe os parâmetros de pesquisa, depois clique no botão “consultar”.
São passos para elaborar a DU-E (Declaração Única de Exportação) no Portal Siscomex:
2. No Portal Único, na opção “Acesso Público”, pode-se consultar a DU-E completa, desde que tenha a chave de acesso da DU-E. Essa opção contém Captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart), não sendo possível automatizar.
Lançado em março de 2017, o Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex) é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.
Após incluir o CNPJ teremos as seguintes opções: Incluir; Alterar; Consultar; Selecione a opção “Incluir”, digite CPF do despachante a ser habilitado, informar validade de representação, informar tipo de representação e por fim informar a Identificação. Após incluir todos os despachantes, clique em enviar.
Passo a passo para cadastrar o despachante no Siscomex
Passo a Passo do Cadastro do Despachante Aduaneiro
Quais são os Módulos do Portal Único Siscomex?
O Portal Único Siscomex é um sistema integrado que busca transparência e eficiência nos procedimentos de importação e exportação.
O que é o LPCO na importação? O Módulo é LPCO cuja sigla significa “Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos” é o módulo de anuências do Portal Único. Este módulo já está em uso na Exportação desde a implantação da DU-E. Agora ele será estendido à Importação, e será integrado com a DUIMP.
Trata-se de um sistema de comércio exterior integrado que possibilita o controle aduaneiro sobre os veículos, as cargas procedentes do exterior, os trânsitos pelo território brasileiro e sobre a colocação e movimentação dessas cargas em armazéns alfandegados.
O que é o CCT? O Módulo CCT (Controle de Carga e Trânsito) controla a localização da carga de exportação e sua movimentação entre os diversos intervenientes durante todo o despacho aduaneiro. Esse controle é realizado por meio de funcionalidades específicas do sistema, conforme descrito abaixo.
Para que serve? De forma sucinta, o LPCO é o novo “canal de relacionamento” com os órgãos anuentes do comex e outros intervenientes responsáveis pela emissão de licenças, permissões, certificados e outros documentos de exportação, a fim de atender algumas restrições ou exigências especiais de tratamento administrativo.
A Licença de Exportação é emitida por autoridades governamentais. Para que tal licença de exportação seja emitida é necessário o preenchimento de um certificado do importador, no qual o mesmo se compromete a não transacionar os produtos de maneira ilegal.
Passo a passo da exportação de produtos
A lista de embarque (Packing List) deve conter :
Já no caso da mercadoria a ser exportada, os principais documentos são:
Ela consiste na operação em que o produto a ser exportado é faturado pelo próprio produtor para a empresa que está importando. ... Um dos pontos benéficos dessa modalidade de exportação são os incentivos fiscais como isenção do IPI e o fato de não ocorrer a incidência do ICMS.
Principais documentos para exportação de alimentos
Exportação. Para fins de exportação do ouro (não-monetário), o interessado devidamente habilitado ao RADAR, deve formalizar o processo junto à Receita Federal por meio da Declaração Única de Exportação (DU-E) no Portal Único Siscomex, nos termos da Instrução Normativa RFB n° 1.