Conheça as estações
Linha 5 do Metrô de São Paulo
A Linha 5-Lilás liga a estação Capão Redondo, na Zona Sul, à estação Chácara Klabin, na região Centro-Oeste.
Desembarque na Estação Santa Cruz e faça transferência para Linha 5-Lilás - Metrô, sentido Capão Redondo. (transferência gratuita). Atenção: Para efetuar essa transferência, é necessário chegar na Estação Santa Cruz até às 00h00 (meia-noite).
A Linha 9–Esmeralda da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações Osasco ↔ Grajaú. Foi criada sobre o antigo ramal de Jurubatuba da Estrada de Ferro Sorocabana, posteriormente a Linha Sul da Fepasa.
Sendo que em três estações é possível baldear para outras linhas: » Para ir da Linha Verde para a Linha Azul, desça na Estação Paraíso ou Ana Rosa. » Para ir da Linha Verde para a Linha Amarela, desça na Estação Consolação.
Em razão do cenário atual, provocado pela pandemia do novo Coronavírus, desde o horário de funcionamento do Metrô aos sábados NÃO será mais estendido até a 1h00....Horários de Operação.
Para saber onde pegar o metrô, onde fazer a baldeação (troca de linha) e onde descer do metrô, visite esse site aqui e escolha os pontos de embarque e desembarque. Se houver mais de um caminho possível, basta escolher o mais rápido. Depois, anote as linhas de metrô e o sentido que você deve pegar.
O sentido é determinado pela estação final da linha. Por exemplo, no mapa abaixo, a linha verde possui dois sentidos: Cais do Sobré e Telheiras. Quando mais de uma linha para na mesma estação, é comum que você possa trocar de uma linha para outra sem custo adicional – é o que chamamos de conexão ou baldeação.
Na maioria dos casos, o sistema funciona por motores elétricos. Além dos trilhos que conduzem os vagões, existe o que comumente é conhecido como terceiro trilho, por onde passa a tensão que energiza os trens, através de uma peça de metal acoplada aos vagões, que recebem a energia e fazem girar os motores.
Há também os vagões-plataforma, usados para transportar contêineres e carretas. Algumas composições de trens têm mais de 150 vagões. Devido ao enorme peso que carregam, os trens de carga trafegam em velocidade menor que os de passageiros.