JATEADO – Superfície levemente desgastada com jato de areia deixando a superfície rugosa e sem brilho tornando a antiderrapante. Indicado para área interna e externa como exemplo: pedras de piscina, rampas e faixas antiderrapantes. Importante impermeabilizar devido à facilidade no acúmulo de sujeira.
Rocha do tipo magmática composta por quartzo, feldspato e mica. Granito é uma rocha magmática ou ígnea resultado do resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido que ocorre em grandes profundidades da crosta terrestre.
Crosta terrestre: essa é a origem do granito. Considerado uma rocha ígnea ou magmática, o granito é o resultado da solidificação do magma o que torna essa pedra extremamente resistente e ótima para as mais diversas aplicações, como na construção civil.
O granito é composto por quartzo, feldspato e minerais ferro-magnesianos. Na construção civil é utilizado na confecção de fundações (em forma de bloco), de muros, calçamentos, como agregado para concreto e rocha ornamental em pisos, paredes, tampos de pias, lavatórios, bancadas e mesas, e em detalhes diversos.
A grande diferença entre ambas as rochas, está em sua formação. O granito possui formação intrusiva, ou seja, foram formadas por meio de um lento arrefecimento do magma. Já o basalto é classificado como uma rocha extrusiva, denominação de rochas ígneas cuja origem está associada aos vulcões.
Propriedades do Granito Granulometria média; Baixa absorção e porosidade; Diversidade de cores e texturas; Alta resistência à ruptura.
O Granito é uma rocha formada por um conjunto de minerais. ... Quartzo, um mineral incolor; o Feldspato (ortoclase, sanidina e microclina), responsável pela variedade de cores (avermelhada, rosada e creme-acinzentada); Mica (biotite e moscovite), que confere o brilho à rocha.
Quais são os principais tipos de granito disponíveis no mercado?
A composição mineralógica dos granitos é definida por associações muito variadas de quartzo, feldspato, micas (biotite e/ou moscovite), anfíbolas (sobretudo horneblenda), piroxenas (augite e hiperstena) e olivina.
A variação de cores entre as rochas de granito ocorre devido a processos de fragmentação física na formação da rocha. Em termos de variação de cores, tem-se que quando existe um um atraso na variação de tempo de excitação dos elétrons a um nível de energia, se terá a apresentação de variedades de cores.
Isso porque é formado por três minerais que o torna menos poroso, dificultando a infiltração de líquidos sobre a superfície. Como a cozinha é um local da casa que demanda uso contínuo de água, contar com uma bancada de granito pode ser o diferencial na hora de limpar ou preparar seus alimentos.
Por isso, o granito é considerado uma rocha félsica, ou seja, uma rocha clara. Feldspato alcalino pode formar grandes cristais (megacristais), que se destacam em relação aos outros constituintes, conferindo ao granito uma textura porfirítica.
Nas rochas magmáticas a textura descreve a cristalinidade da rocha, a dimensão e a forma dos cristais e as relações e arranjos dos seus constituintes. ... A cristalinidade de uma rocha é dada pela proporção relativa de material cristalizado (cristais) e de material não cristalizado (vidro).
A maior diferença entre granito e mármore é a sua porosidade. Basicamente, o mármore é mais macio e mais poroso que o granito. O granito, cuja estrutura cristalina o torna mais resistente à abrasão, manchas e descoloração, é de fato a mais forte de todas as pedras naturais.