Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. Um exemplo que você provavelmente já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings centers.
Quais são os tipos de franquia existentes?
Confira, a seguir, 20 franquias para abrir sua própria empresa e trabalhar de casa:
Franqueador – Pessoa jurídica detentora dos direitos sobre determinada marca ou patente, que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso desta marca ou patente e do know-how por ela desenvolvido, sendo remunerada por eles pelo uso deste sistema.
O que é franchising? Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
O sistema de franquia consiste no acordo entre duas partes: franqueador e franqueado. O primeiro cede ao franqueado direitos para que ele possa usufruir dos benefícios do seu modelo de negócios. Dessa forma, o investidor pode usufruir do uso da marca, comercialização, sistema de operação e de gestão.
Franquia de distribuição Neste tipo de franquia geralmente não há royalties e taxa inicial. O franqueador possui sua remuneração básica através dos produtos que forem vendidos.
O empreendedor franqueado é uma pessoa física que opta por investir em uma franquia. Ou seja, por meio da quitação de alguns valores, ele pode utilizar a marca e o modelo de negócio da empresa matriz (franqueadora).
O conceito é definido formalmente pela Lei de Franquia (Lei nº 8.
O valor dos royalties é definido a partir da participação das empresas no “negócio” e da margem líquida do produto a ser explorado. Se olharmos para a Regra dos 25%, essa “participação” calculada no projeto substituiria os 25% do licenciante e os 75% do Licenciado no cálculo dos royalties.
Taxas de Royalties Eles correspondem à cobrança pelo uso da marca e pelo know-how contínuo (ou enquanto durar o contrato) entre franquia e franqueado. As redes costumam cobrar essa taxa mensalmente e ela geralmente é calculada com base em um determinada porcentagem do faturamento bruto da unidade.
Maricá já recebeu R$1.
O município possui atualmente mais de 160 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), e o recebimento dos royalties, tal como a participação especial são uma compensação paga pela extração do petróleo retirado do campo de Lula, que fica a 200 km da costa da cidade, responsável por um ...
Royalties do petróleo No caso do petróleo e do gás, o royalty trata-se da compensação financeira paga ao proprietário da terra ou área em que ocorre a extração ou mineração de petróleo ou gás natural.
Os royalties são uma compensação financeira paga à União pelas empresas produtoras de petróleo e gás natural no Brasil como forma de compensar a sociedade pela utilização destes recursos, que não são renováveis.
Pelo texto final aprovado na Câmara, sobe de 10% para 15% o percentual de royalties a ser pago pelas petrolíferas com base no total produzido. Quanto ao chamado bônus de assinatura do pré-sal, a maior parte deverá ser distribuída entre todos os municípios (35%) e todos os estados (35%) pelos critérios do FPE e do FPM.