Este buraco é denominado de forame intervertebral ou de conjugação ou recessos laterais pois surgem bilateralmente. É por aí que as raíz nervosa deixa o canal raquiano e se dirige aos músculos, vasos, ossos, pele entre outros tecidos.
Forame intervertebral Estrutura anatômica pela qual emergem raízes nervosas e vasos sanguíneos. Trata-se de espécie de “túnel”, por onde passa o nervo espinal. Existem dois forames intervertebrais entre cada par de vértebras, sendo um de cada lado.
Entre as vértebras da coluna vertebral, existem aberturas através das quais as raízes dos nervos espinhais passam na saída da coluna vertebral, chamadas forames. Estenose foraminal é uma condição na qual um ou mais dos neuroforames se estreitam, interferindo ou comprimindo as raízes do nervo espinhal.
O que é hérnia de disco Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas. A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).
Edema do ligamento interespinhoso está, normalmente, relacionado à sobrecarga Mecanica. Isoladamente não pode ser colocado como causador de dor irradiada para as pernas. Estes sintomas estão, na maioria das vezes, relacionados à compressão ou irritação neurológica, patologias de articulação sacro ilíaca e/ou quadris.
Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.
O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco. Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original.
Muito comum em pacientes com mais de 40 anos de idade, o bico de papagaio refere-se à formação de osteofítos na coluna vertebral. Esses osteofítos nada mais são do que pequenas saliências ósseas que se parecem com um bico, daí o nome popular de bico de papagaio.