Jean-Jacques Rousseau
Tornar-se produto do seu meio é a razão maior daqueles que não sabem distinguir o lugar onde estão, que não conhecem os seus limites e não buscam reagir contra o que não está inerente com a sua sensibilidade humana, com o seu poder de domínio sobre o que lhe causa danos, tornando-o âs vezes incapaz de adaptar-se ao seu ...
Para Marx, a religião, entendida especificamente como superstição, idolatria, “ópio”, a qual conforma o homem e embaraça a sua consciência, deve ser negada, mas não se trata pura e simplesmente de um desprezo, de uma proibição ou perseguição à religião, nem tampouco de uma negação em geral a ela, uma vez que ela é uma ...
A religião nasce, segundo Marx, da convivência social e política perturbada dos homens, de lacunas deixadas pela própria condição humana.
A religião é o ópio do povo. A abolição da religião enquanto felicidade ilusória dos homens é a exigência da sua felicidade real. O apelo para que abandonem as ilusões a respeito da sua condição é o apelo para abandonarem uma condição que precisa de ilusões.
A religião serve sobretudo para dar sentido à vida, para 36,3% dos inquiridos. Perguntados sobre como a crença religiosa faz cada um sentir-se diferente a respeito de várias características, 28,9% dizem ainda que ela dá capacidade de perdoar.
A religião é um conjunto de símbolos e rituais que possuem significados amparados pela crença de um grupo de fieis que se identificam com a organização religiosa.
Segundo Max Weber a religião é uma forma de alienação, pois por meio dela a sociedade oculta seu caráter de construção humana. Como tal, sua ordem é relativa e precária, uma vez que pode ser transformada por um ato de vontade ou decisão.
Outro aspecto importante da crítica weberiana ao socialismo são suas objeções à gestão de uma economia planificada. Weber põe em dúvida a capacidade de gestão da administração e da produção social por parte dos revolucionários em uma sociedade socialista que exclua a forma econômico-privada.
O 'tipo ideal' é uma ferramenta que o pesquisador utiliza par analisar uma realidade ou se aproximar de um determinado conteúdo. Em outras palavras, como a realidade tem múltiplas formas e é impossível descrever algo na sua totalidade, Weber utiliza uma ferramenta (tipo ideal) para se aproximar da realidade.
Em linhas gerais, entende-se que o termo racionalização, como utilizado por Weber, significa a redução à racionalidade de todos os aspectos da vida social.
Normalmente, a autoridade carismática é incorporada na sociedade por meio da rotinização. Por rotinização, a autoridade carismática muda: autoridade carismática é sucedida por uma burocracia controlada por uma autoridade racionalmente estabelecida ou por uma combinação de autoridade tradicional e burocrática.