Verificado por especialistas. O tratado de Frankfurt foi uma conciliação firmada no dia em Frankfurt entre o Império Alemão e a França, que reconstituiu a paz logo após a Guerra Franco-Prussiana.
A principal consequência da Guerra Franco-Prussiana foi a anexação de Alsácia e Lorena pela Alemanha e significou o último passo para a unificação alemã. Marca ainda a queda de Napoleão terceiro e a instalação da Terceira República Francesa, em contraposição ao sistema monárquico.
O problema para os alemães era que eles, durante toda essa época, ainda não eram um país unificado. ... A Alemanha acreditava ter direito sobre algumas colônias, mas como não era sequer um país unificado durante o período, não houve esforço por parte dos alemães nesse sentido.
de Frankfurt
A guerra franco-prussiana foi um conflito armado envolvendo a França contra um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia, que se desenrolou entre 1870 e 1871. Em sua origem estava a política desenvolvida pelo chanceler prussiano Otto von Bismarck, com a intenção de unificar a Alemanha.
França
A principal motivação para o Revanchismo francês foi a cessão do território de Alsácia-Lorena para a Alemanha como consequência da derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana. Esta cessão ocorreu com o Tratado de Frankfurt, em 1871.
Após a guerra, os franceses, perdedores do conflito, passaram a nutrir desejos profundos de vingança e revanche contra os alemães por terem perdido tanto as guerras napoleônicas quanto o próprio conflito Franco Prussiano.