A Bipolarização Mundial durante a Guerra Fria foi a divisão mundial em diferentes pensamentos ideológicos: de um lado havia o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos, do outro, o socialismo, liderado pela União Soviética. ... Isso gerou a Guerra Fria e a bipolarização mundial.
Verificado por especialistas. Entre os grupos de países Socialistas e Capitalistas é que ocorreu a bipolarização geopolitica mundial durante o período que ficou conhecido como a Guerra Fria. ... Durante esse período a bipolarização geopolitica foi marcada pela URSS e os Estados Unidos como rivais.
Acontece que durante a Guerra Fria, Berlim foi separada por um muro que dividia a zona capitalista (República Federativa da Alemanha) da zona socialista (República Democrática da Alemanha), o que torna a bipolaridade da Guerra Fria algo físico. Havia um muro que dividia duas ideologias e os habitantes da região.
Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica.
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou em 8 de novembro de 1991. Sem condições de acompanhar os avanços tecnológicos ocidentais e manter um nível de qualidade para a população, a URSS foi declinando lentamente.
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entrou em colapso nos anos finais da década de 1980. ... A guerra travada no Afeganistão, país profundamente influenciado pela estrutura de poder comunista soviético na década de 1970, expôs a URSS a uma grande debilidade militar.