termômetro
O aparelho utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico, composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.
Para medir as temperaturas máximas e mínimas, os termômetros funcionam da seguinte forma: nas temperaturas máximas o termômetro costuma conter mercúrio em seu interior e a medição é feita de maneira que ao sentir o calor do ar, o mercúrio suba através do filete do tubo, mas que seja interrompido e fique parado em caso ...
quando introduzimos o termômetro no indivíduo, há troca de calor , o líquido do termômetro, geralmente alcool ou mercúrio se dilata e através dessa dilatação é possível mensurar a temperatura do corpo.
O termômetro mede temperatura de um corpo, pois ele informa se o grau de agitação molecular de um corpo está alto ou baixo. O equilíbrio térmico ocorre quando o corpo de maior temperatura cede calor para o corpo de menor temperatura.
O sensor de temperatura é uma tecnologia utilizada para identificar as variações de temperatura em máquinas, equipamentos e em ambientes. Os dados que o sensor fornece sobre a temperatura de determinada máquina ou equipamento são muito importantes para o monitoramento e manutenção deles.
O Sensor de Temperatura LM35 é um sensor de precisão, que apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão e em sua saída um sinal variável de 10mV para cada grau celsius de temperatura.
O TMP36 é um sensor de temperatura de baixa voltagem e de precisão centígrada. Ele fornece uma voltagem de saída que é linearmente proporcional à temperatura em graus Celsius. Não necessita de calibragem externa e tem uma precisão de ±1°C na faixa de +25°C e de ±2°C na faixa de −40°C a +125°C.
O DHT11 possui 4 terminais sendo que somente 3 são usados: GND, VCC e Dados. Se desejar, pode-se adicionar um resistor pull up de 10K entre o VCC e o pino de dados. Conecte o pino de dados do DHT11 ao pino 2 do seu Arduino Uno como mostra o código exemplo abaixo, mas você poderá alterar por outro se desejar.
A conexão para utilização deste sensor é bastante simples, comece conectando o VCC do Sensor de Temperatura Arduino ao pino de saída 5V do Arduino e o GND ao GND do mesmo.
O sensor de temperatura LM35 é um sensor preciso que possui uma resposta de tensão relativa à temperatura de forma linear que pode ser alimentado com até 40 V, apre- sentando uma variação de 10 mV por grau celsius de temperatura.
Montagem do Projeto DHT11 Arduino Utilizando os Jumpers conecte da seguinte forma: Pino “OUT” do sensor DHT11 será conectado ao pino digital 2 do Arduino, o LED no pino digital 6, e o Buzzer conectado ao pino digital 7.
O sensor é composto de duas placas de metal com uma película de polímero não-condutor entre elas. O filme é responsável por captar a umidade do ar e provoca alterações de tensão entre as duas placas. As alterações na tensão são convertidas em leituras digitais mostrando a quantidade de umidade no ar.
Montagem do Projeto Sensor de Umidade do Solo Arduino Para que funcione corretamente é necessário seguir exatamente o mesmo padrão utilizado. As ligações de componentes seguem a seguinte ordem: Arduino – Módulo: A0 – A0; 5v – Vcc; GND – GND.
Sensores de umidade do solo funcionam com dois eletrodos para conduzir corrente elétrica pelo solo, fazendo a leitura de umidade relativa por comparação com a resistência, pois a água diminui a resistência, enquanto o solo seco conduz com mais dificuldade.
O sensor de temperatura e umidade é um equipamento capaz mensurar e exibir em um display a umidade relativa do ar e a temperatura de um ambiente, produto ou equipamento. Ele pode ser utilizado tanto ao ar livre como também em ambientes fechados.
Os digitais, como o próprio nome já diz, mostram instantaneamente o valor em um display. Com ele, basta uma rápida observação para mensurar a umidade e facilmente encontrar o resultado. Os analógicos, por sua vez, funcionam tão bem quanto um medidor digital, porém seu leitor se assemelha a um relógio.
Tensiômetro é um equipamento que mede o potencial mátrico do solo, isto é, mede a tensão com que a água está retida pelas partículas do solo. Com as medidas de tensão pode-se obter o teor de água no solo e por isso esse método determina de forma indireta a umidade do solo.
Para fazer isso, vamos para Configurações / Aplicativos e toque nos três pontos e depois em “Cache do Sistema”. Agora vamos para a configuração USB e entramos no armazenamento. Por fim, só falta tocar na opção “Limpar cache” e reiniciar o celular .