EQST

Quais Foram As Consequncias Da Guerra De Peloponeso?

Quais foram as consequências da guerra de Peloponeso?

Esparta venceu a Guerra do Peloponeso após a rendição de Atenas em abril de 404 a.C.. As condições de paz foram desastrosas para a cidade de Atenas, enquanto Esparta se convertia no centro hegemônico da Grécia.

Quais foram as consequências da guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.

O que foram as Guerras Médicas e suas consequências?

As guerras trouxeram conseqüência, sendo elas hegemonia de Atenas sobre as demais cidades gregas; revigoramento da democracia; decadência do Império Persa; formação da confederação de Delos e rivalidade entre Atenas e Esparta.

Qual o nome do conflito entre Esparta e Atenas e suas consequências?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga.

Foi um conflito entre Atenas e Esparta?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre as cidades-estados gregas Atenas e Esparta, no século V a.C., pela disputa do domínio da Grécia Antiga.

Porque as cidades de Esparta e Atenas eram rivais?

Assim como outras cidades-estados, eram rivais e, apesar das semelhanças próprias de uma civilização comum, opostos (começando por suas origens, pois os atenienses vieram dos povos responsáveis pela civilização creto-micênica, enquanto os espartanos descendem dos guerreiros dóricos). ...

Qual a importância da Guerra do Peloponeso Para o historiador Tucidides?

A Guerra do Peloponeso marca, por um lado, o fracasso da democracia ateniense e, por outro, uma desarticulação da própria sociedade grega. ... Isto pôs um fim temporário à Democracia ateniense e, em certo sentido, enfraqueceu a sociedade grega, que depois seria conquistada pela Macedônia e finalmente por Roma.

Quais foram os motivos que levaram a Macedónia a invadir a Grécia e O que foi a Batalha de Queroneia?

Verificado por especialistas Os motivos que levaram a Macedônia a invadir a Grécia foram o desejo do rei Felipe II de controlar a península Báltica, ter controle sobre aquela porção do Mar Mediterrâneo e consolidar o grande e poderoso reino.

O que foi a Guerra do Peloponeso ocorrida entre os Estados gregos da antiguidade entre 431 e 401 AC?

A Guerra do Peloponeso, ocorrida entre 431 a.C. e 404 a.C., opôs diversas cidades-estados gregas em duas uniões beligerantes, comandadas por Esparta e Atenas, que ficaram conhecidas como: ... A Confederação do Peloponeso era encabeçada pela cidade de Esparta e lutava contra a Confederação de Delos, comandada por Atenas.

O que determinou a vitória do exército ateniense?

Um exército aliado formado por aproximadamente 7 000 homens marchou ao norte para bloquear a passagem no verão de 480 a.C.....

O que foi a Batalha da Queroneia?

A Batalha de Queroneia ocorreu em 338 a.C. e consistiu em um grande conflito entre a Macedônia, Tebas e Atenas. ... O rei macedônio lutava pela expansão territorial de seu reinado e a consequente integração das cidades-estado gregas, que ficariam unificadas sob o comando da Macedônia.

O que foi a Batalha das Termópilas?

Termópilas é um desfiladeiro localizado na Grécia Central que serviu de palco para a batalha entre persas e espartanos. O conflito foi provocado pelo anseio do persa Xerxes de dominar o território e o povo espartano, o que foi negado pelo povo, juntamente com seu rei Leônidas.

Quem venceu a batalha de Termópilas e o que ocorreu nesse conflito?

A batalha de Termópilas (agosto de 480 a.C.) foi a única derrota grega durante as Guerras Médicas, que transformou seus bravos soldados em lenda para toda a história. Os persas exterminaram até o último grego e decapitaram Leônidas.

O que foi a Liga do?

Resposta. A Liga de Delos (ou Consideração de Delos) era a união militar grega contra os persas, sob a liderança de Atenas. ou seja.. as cidades estados se uniram para enfrentar Xerxes ( imperador persa) nas Guerras Médicas, pois se não se unissem os persas arrasariam toda a Grécia.

O que foi a Liga de Delos Brainly?

A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C..

O que foi a Liga do Peloponeso e quais seus objetivos?

O foco principal da Liga do Peloponeso era garantir proteção e segurança às cidades-estado que dela participavam. Na organização da Liga somente Esparta tinha o poder e o direito de convocar o congresso. Esparta também não precisava seguir as decisões tomadas.

O que era a Liga de Delos e qual seu objetivo?

Esta Liga - ou Confederação - de Delos, também denominada Ático-Délica, consistia numa aliança de natureza político-militar das polis gregas em torno do Mar Egeu. O principal objetivo residia na luta contra o perigo persa. Idealizada pelo ateniense Aristides, concretizou-se efetivamente em 478 a.

O que foi a hegemonia de Atenas?

Resposta: a Hegemonia Ateniense, foi quando Atenas assumiu a liderança naval. ... Era o início dahegemonia ateniense sobre a Grécia. No século V a.C., Atenas foi governada por Péricles (444 a 429 a.C.) e suas instituições atingiram o máximo esplendor.

Quais as consequências da Liga de Delos para Atenas?

Em 450 a.C., o tesouro da liga foi transferido de Delos para Atenas. Parte do dinheiro da liga foi gasto na reconstrução de Atenas, que atingiu seu máximo esplendor e transformou-se num império marítimo e comercial durante o governo de Pericles, que também foi responsável pela construção do partenon."

Quem venceu a batalha de Queroneia?

Filipe II