A restrição orçamentária é a fronteira do conjunto de oportunidades — todas as combinações possíveis de consumo que alguém pode pagar, tendo em conta os preços dos bens e a renda do indivíduo. ... Utilidade é a satisfação, serventia, ou valor que se obtém ao consumir bens e serviços.
PROCON: o órgão que realiza a defesa e proteção do consumidor no Brasil. O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor é uma estrutura de âmbito federal, mas que se repete nas demais esferas de governo através dos Sistemas Estadual e Municipal de Defesa do Consumidor.
Quem pode reclamar Toda pessoa, grupo ou empresa que adquira ou use produto ou serviço de um fornecedor pode reclamar ao Procon.
Se o fornecedor não resolve o problema do consumidor, há a inserção do nome da empresa no Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas Não Atendidas e o caso é encaminhado para a Divisão de Fiscalização, para que seja aplicada ao fornecedor eventual sanção administrativa (multa).
Localizada a empresa, o consumidor deve clicar no botão (azul) “Registrar Reclamação” e preencher todos os campos solicitados: como comprou o produto ou serviço; área de atuação da empresa; descrição detalhada da reclamação; entre outros dados.
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Como processar uma empresa sozinho em 5 passos?
A delegacia do consumidor (DECON) existe para investigar conflitos envolvendo empresas e consumidores. ... Sendo assim, o DECON é classificado como um departamento estadual de polícia do consumidor. O órgão pode receber denúncias de todo crime envolvendo relações de consumo.
Proteção à Cidadania - DPPC e dá providências correlatas. Delegacia de Polícia de Investigações sobre Produtos Controlados.