O positivismo funda, então, a Sociologia, que a princípio recebeu o nome de “física social”. Sua função seria compreender as condições constantes e imutáveis da sociedade (a ordem) e também as leis que regiam seu desenvolvimento (o progresso). ... Nosso sistema de ensino também teve influências positivista.
O projeto sociopolítico de Comte pressupunha uma evolução ordeira da sociedade, incompatível com revoluções e mudanças bruscas. Curiosamente, no Brasil, os ideais positivistas serviram para alavancar uma troca de regime com a Proclamação da República.
O papel da filosofia positivista para a Filosofia da Ciência é aplicar sua ideologia que o conhecimento vem do observável, é objetivo, nessa perspectiva, fenômenos são passíveis de mensuração e contagem, portanto podem ser investigados e contribuir para a ciência.
Toda concepção humana (abstrata) passa por três fases sucessivas: teológica, metafísica e positiva; a fase teológica, por sua vez, subdivide-se em fetichista, astrolátrica, politeísta e monoteísta . Essas fases correspondem a formas de explicar os fenômenos tratados em cada concepção.