Visto isso, dão quatro causas excludentes de tipicidade: coação física absoluta; insignificância; adequação social; e.
CRIME SOCIAL: todo crime que atinge 10 ou mais pessoas. Pena: 5 a 20 anos de cadeia. Quanto maior for o prejuízo e a gravidade (prejuízos à saúde e à educação) maior será a pena, com 30% a mais se for causado por agente público.
Municípios com maior desigualdade econômica possuem maiores taxas de criminalidade. ... A correlação dos dados Gini [medida de desigualdade e concentração de renda] com os indicadores de segurança pública apontam uma relação proporcional: quanto maior a desigualdade, maior o índice de criminalidade.
Contudo, recentemente, tem-se observado uma correlação positiva entre maior renda e aumento das taxas de homicídio, de forma que muitos pesquisadores passaram a considerar as desigualdades sociais, mais do que a pobreza, como explicação para as epidemias de violência.
Não é a pobreza, mas sim a desigualdade -em todas as suas formas- que aciona o estopim da violência urbana. ... O que gera violência, diz, é a "desestruturação urbana, desestruturação das sociedades, das comunidades em relação ao que elas esperam, ao que elas têm e ao que elas vêem".