Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação. São também chamados de verbos não nocionais ou verbos copulativos.
* Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer.
Verbo é a palavra que expressa processos, ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, conveniência, desejo e existência. Desse modo, enquanto os nomes (substantivo, adjetivo) indicam propriedades estáticas dos seres, o verbo denota os seus movimentos, por isso sua característica de dinamicidade.
Os fenômenos da natureza, também chamados de "fenômenos naturais", são os fatos que ocorrem em nosso mundo sem que haja a interferência do homem, como as tormentas, os maremotos e as erupções de vulcões. Já o verbo é a palavra de uma oração que indica uma ação realizada ou sofrida pelo sujeito.
Verbo é uma classe de palavras variáveis em tempo, modo, número, pessoa e voz, que expressam ação, estado ou fenômenos da natureza. É uma das partes mais importantes da gramática por determinar a ocorrência fundamental na qual as demais palavras se relacionam.
Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.
O verbo chover, como todos os verbos que indicam fenômenos da natureza, é impessoal, não tem sujeito. Por isso, deve ser conjugado na 3. pessoa do singular em qualquer tempo e modo.
A primeira conjugação é um dos três modelos fixos de conjugação verbal. Todos os verbos regulares terminados em -ar, ou seja, que possuem vogal temática a, encaixam-se nesse modelo de conjugação, apresentando as mesmas terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.
Além da terceira conjugação, existem também a primeira e a segunda conjugação verbal. Os verbos da primeira conjugação terminam em -ar, como falar, andar e amar. Os verbos da segunda conjugação terminam em -er, como compreender, correr e viver. Veja também: Verbos da primeira conjugação e Verbos da segunda conjugação.
A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e. O modelo de conjugação verbal define as terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.