As avaliações são feitas em aulas através dos exames de pontas que avaliam: frequência, desempenho escolar e comportamental, técnicas básicas, chutes, formas, armas, teste físico, sparing e quebramento.
As categorias por idade e todas as faixas do Jiu Jitsu brasileiro. O Exame: 1) Serão realizadas duas (2) Provas: Prova Teórica (objetiva) e Prova Prática (técnica); 2) Prova Teórica (Objetiva): Os alunos deverão saber o histórico do Jiu Jitsu no mundo, no Brasil e o tempo de luta, pelas faixas.
Na classificação de faixas coloridas, KYU significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, DAN significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente até o 10º Dan (homenagem póstuma).
Veja abaixo a ordem das faixa do Judô utilizada no Brasil para os mudanshas:
A graduação é feita em “dans” da seguinte maneira indicada abaixo: 1º dan (shodan ou ichidan) – Faixa Preta (4 anos) 2º dan (nidan) – Faixa Preta (5 anos) 3º dan (sandan) – Faixa Preta (6 anos)
Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte. As partidas acontecem em três tempos de três minutos cada, e vence aquele que marcar quinze pontos primeiro.
Resposta: sao: Colocar mãos, pés ou pernas diretamente no rosto do oponente; – Tentar uma imobilização envolvendo a cabeça ou pescoço do adversário. A cada infração, o judoca acumula um shido, considerado apenas uma advertência. Entretanto, dois shidos garantem ao adversário um yuko.
Regras: Não é permitido empurrar sem aplicar um golpe logo após, segurar, dar socos no rosto, chutar o oponente na linha abaixo da cintura, dar joelhada, cair ou sair da quadra, todas essas ações resultam em uma falta, cada falta cometida acrescenta um ponto a mais para o adversário.
- Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos); - Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta).
É possível vencer o combate no Taekwondo de quatro maneiras:
– As penalidades de Taekwondo são concedidas ao virar as costas para o seu adversário, empurrá-lo, fingir uma lesão, segurar e agarrar seu oponente. – O chamado “Gam-jeom” é a ofensa mais grave no Taekwondo e resulta na remoção de um ponto.
Faixas & Graduações
Como vestimenta, utiliza-se o dobok, o quimono do taekwondo, composto de casaco e calça. Na cintura, usa-se uma faixa (ti). Para garantir a integridade dos atletas, são usados vários equipamentos de proteção, como colete (hogu), capacete, protetores de mãos e protetores de pés.
As categorias, divididas de acordo com o peso dos atletas, são as seguintes: peso mosca, peso leve, peso médio e peso pesado. O taekwondo foi incluído nos Jogos Olímpicos em 1988, em Seul, mas apenas como esporte de demonstração.
Para homens: Abaixo dos 58 kg / Abaixo dos 68 kg / Abaixo dos 80 kg / Acima dos 80 kg; Para mulheres: Abaixo dos 49 kg/ Abaixo dos 57 kg / Abaixo dos 67 kg / Acima dos 67 kg.
A duração do combate é de três (3) rounds de dois minutos com um minuto de descanso entre os rounds. No caso de empate, após o término do 3º(terceiro) round, um 4º(quarto) round de um minuto será realizado como Golden Point round, após um minuto do término do 3º(terceiro) round.