A Cinemática é a área da Física que estuda os movimentos dos corpos. Um dos primeiros conceitos a ser estudado nesse conteúdo é o movimento uniforme. Com ele, é possível calcular a velocidade, descobrir a posição e até quanto tempo levou para um carro percorrer a distância entre duas cidades, por exemplo.
Existem ainda dois outros tipos de movimento: o movimento retilíneo uniforme, quando ele se desloca uniformemente em linha reta, e o movimento retilíneo uniformemente variado, quando a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo.
Gráficos do movimento uniforme
A função horária do espaço permite localizar um móvel, em qualquer instante, que se movimenta com velocidade constante, desde que seu espaço inicial e sua velocidade sejam conhecidos. A principal característica do movimento uniforme (MU) é a velocidade escalar constante.
A função horária do espaço de um corpo que se desloca no S.I. é: x = -10 + 2t + 4t². Qual a função horária da velocidade para este movimento? Pela equação dada se conclui que o espaço inicial é -10 m, a velocidade inicial é 2 m/s e a aceleração 8 m/s², logo a equação da velocidade é v = 2 + 8t.
A fórmula da função horária do espaço é: S = Espaço Final. S0= Espaço Inicial. v = Velocidade do objeto. Com essa equação conseguimos saber, em qualquer instante de tempo, a posição S do móvel, mas para isso temos que saber o valor de S0 e a velocidade.
O espaço de um móvel é a medida da origem ao ponto em que ele se localiza em um instante t. A variação de espaço ou deslocamento escalar é a diferença entre a posição final e inicial de um móvel para um intervalo de tempo Δt. Ou seja Δs = S(final) – S(inicial).
A função horária da posição é a equação usada para determinar a posição de um móvel que descreve um movimento uniformemente variado. Trata-se de uma equação do 2º grau que depende de variáveis como velocidade inicial, posição inicial e aceleração.
t = Tempo. → Função horária da posição para o MRUV: determina a posição do móvel que executa movimento retilíneo uniformemente variado. ... t = Tempo. → Equação de Torricelli: Determina a velocidade final de um móvel sem a necessidade do tempo.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Desses cálculos, resulta a fórmula de MRUV:
Esta última equação é conhecida por equação horária do espaço para o movimento uniforme. A equação horária do espaço de um M.U. é s = so + vt, isto é, é uma equação do primeiro grau em s e t.
para determinar o instante que A encontra B basta igualar as funções SA = SB. Portanto, t = 20 s. b) a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro.
Como o movimento é uniforme temos: Essa função é denominada Função Horária da Posição e o gráfico desta função (s x t) será sempre uma reta que corta o eixo S na posição inicial S0. A denominação “horária” é porque S depende do tempo, ou seja, S é função do tempo S= f(t).
A função horária da velocidade de um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é a expressão matemática que fornece a velocidade v do móvel em qualquer instante t. Para obter essa função, consideremos um móvel que se desloca, ao longo de uma trajetória, com aceleração escalar constante.
Equação de Torricelli
Deve-se usar a fórmula do sorvete quando o problema pedir distância ou tempo. Deve-se usar a fórmula "vovo" quando se quer obter as informações de aceleração, velocidade inicial ou velocidade final. O importante é entender o que a fórmula expressa, de forma a não precisar decorar os dados da fórmula.
Hoje é Dia do Físico!...Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos?
A aceleração é a grandeza física que relaciona a mudança da velocidade em relação ao tempo. Aceleração é a grandeza física que mede a variação da velocidade de um móvel em função do tempo. A unidade de aceleração no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o m/s² (metro por segundo ao quadrado).
Aceleração é a medida usada na mudança da velocidade de um móvel em relação ao tempo. Aceleração é uma grandeza física vetorial e a sua unidade é o m/s². A aceleração mede a mudança da velocidade em relação ao tempo. Portanto, podemos afirmar que aceleração é a taxa de variação temporal da velocidade de um móvel.
Verificado por especialistas. O módulo da aceleração do corpo é de 4 m/s², e chegamos ao resultado através da Segunda Lei de Newton, onde F = m.a, de modo que teremos, a = F/m. Para resolvermos esta questão, vamos utilizar nossos conhecimentos sobre a física.
Trata-se da grandeza vetorial que determina a taxa de variação da velocidade em função do tempo. A aceleração é a grandeza que determina a taxa de variação da velocidade em função do tempo. Em outras palavras, ela indica o aumento ou a diminuição da velocidade com o passar do tempo.