O meato acústico externo exerce a função de guia de ondas, ligando o campo sonoro externo com a membrana timpânica. A membrana timpânica age como transdutor, transformando a pressão sonora em movimento mecânico, o qual interage, via cadeia ossicular, com a cóclea.
O canal auditivo externo, também chamado de meato acústico externo, estabelece a comunicação entre o meio exterior e a orelha média. Possui cerca de três centímetros de comprimento e está situado no osso temporal.
O ouvido externo é composto pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo, e tem como função captar as ondas sonoras e enviá-las à membrana timpânica. É no canal auditivo que é produzida a cera de ouvido, com funções essenciais para a nossa saúde.
O ouvido humano
É composta pelos ossículos martelo, bigorna e estribo, denominados dessa forma por sua semelhança conspícua com esses objectos, e pela tuba auditiva ou trompa de Eustáquio. Os mamíferos são os únicos animais que possuem três ossos no ouvido, ligando o tímpano à orelha interna.
De uma maneira simples, a orelha humana consiste em três partes – a orelha externa, média e orelha interna. A orelha externa capta o som e transmite ao tímpano pelo canal auditivo. Na orelha média, as ondas sonoras fazem o tímpano vibrar.
Resposta: A maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Além da função de ouvir, o ouvido também é responsável pelo equilíbrio. A orelha está dividida em três partes: orelhas externa, média e interna (antigamente denominadas ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno).
A orelha média é constituída de caixa timpânica, ossículos, músculos e ligamentos, tuba auditiva, adito, antro e células mastoides.
Na orelha interna estão os órgãos responsáveis pela captação dos estímulos sonoros e pelo equilíbrio. Um desses órgãos é a cóclea. A cóclea é um tubo enrolado que lembra a concha de um caracol. Seu interior se divide em três partes cheias de líquido.
Resposta. A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto e suas estruturas responsáveis pela audição (cóclea) e pelo equilíbrio (vestíbulo). As pessoas costumam chamar qualquer distúrbio na região do ouvido interno de labirintite. O termo correto é labirintopatia, sendo labirintite uma delas.