1. Ejó No yorubá (língua africana trazida pelos africanos escravizados para o Brasil), significa "confusão".
O termo ekê faz parte da linguagem corrente do Candomblé e significa transe ou possessão simulada, de fingimento.
Ase vem do verbo asir. O mesmo que: agarra, apanha, pega, empunha.
Significado de Atotô substantivo masculino [Folclore] Saudação ao orixá Omulu. Etimologia (origem da palavra atotô). Ioruba atóto, silêncio.
Modupé quer dizer obrigado, em yorubá.
A palavra axé é utilizada principalmente no contexto das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra amém da religião católica. Ela tem sua origem na língua iorubá, e significa principalmente força de realização e manifestação do poder divino.
Contudo, em verdade, o axé define a energia essencial que move todos os seres e todas as coisas que existem na natureza. No candomblé, é a força que realiza, o poder de criar e transformar as coisas. É justamente o que dá movimento à vida e, ao ser renovado, permite a permanência, a perpetuação de tudo.
[Origem da Palavra] A palavra shalom tem sua origem no hebraico e deriva da palavra shalem, podendo significar paz.
Para poder atuar, o axé deve ser transmitido através de uma combinação particular que contém representações materiais e simbólicas do branco, do vermelho e do preto, do aiye e do orun (terra e céu), competindo ao oráculo a definição da composição necessária do axé a ser implantado ou restituído.
O Shabat Judaico serviu de modelo para a definição do dia sagrado para os Cristãos (Domingo), e para os Muçulmanos (Sextas-feiras). No calendário Judaico, os dias são contados do pôr-do-sol de um dia até o pôr-do-sol do dia seguinte.