Se adicionar carbonato de sódio à terra obterá flores de tonalidades variadas. Flores azuis – Quando as hortênsias produzem flores azuis é sinal que o pH do solo é ácido. Quanto mais o solo for rico em alumínio mais azuis serão as suas hortênsias – chegando mesmo a atingir a cor violeta.
Resposta: Isso ocorre em razão do pH do solo. Em solo ácido a hortênsia produz flores azuis, já em solos básicos, suas flores são cor-de-rosa. A intensidade dessas cores depende do teor de acidez ou alcalinidade do solo; quanto mais ácido, mais azul-escuro ficará; e quanto mais básico, mais claro será.
Resposta. Resposta: Flores azuis tem PH menor que 7 em solos com acidez elevada. Flores Rosas tem PH maior que 7 em solos alcalinos.
Tal como já abordei, a cor de uma hortênsia varia consoante o pH presente no solo. Assim verifica-se que as hortênsias presentes em solos ácidos (pH inferior a 5,5) disponibilizam níveis elevados de alumínio à planta tornando as flores azuis.
Como corrigir o pH do solo alcalino? Assim como na correção de solos ácidos utilizamos fontes minerais, em solos alcalinos elas também são uma das opções. É possível utilizar materiais como enxofre e adubos nitrogenados, mas também a utilização de adição de material orgânico e manejos com leguminosas.
Solos Alcalinos - Como Baixar o pH. Estes solos são característicos das regiões áridas e semiáridas. Segundo o mesmo KIEHL, o solo torna-se alcalino quando a maior parte das cargas negativas dependentes de pH estão saturadas por bases. Estas desalojam o H+ que passa para a solução do solo.
Adicione enxofre elementar a um solo que estiver muito compactado ou que tiver muita argila.
Para medir o pH de um solo podemos utilizar diversos tipos de peagâmetros. Para interpretar a leitura de um peagâmetro é preciso saber que quanto maior do que 7,0 o número indicativo do pH, mais alcalino é o solo. Quando menor do que 7,0 o número indicativo, mais ácido será o solo.
Também pode-se medir o pH do solo/substrato dissolvido na água destilada – que é um método bem mais preciso.
Teste a solução
Uma terra alcalina é caraterizada geralmente pelo seu teor em calcário. Uma terra ácida quanto a ela define-se pela ausência total de calcário. Uma planta que exige um solo ácido sofrerá em terra calcária. Ao contrário, uma planta de terra calcária vai periclitar em solo ácido.
O termo pH (potencial hidrogeniônico) define a acidez ou alcalinidade, os solos possuem pH variando de 3,0 à 9,0. Essa variação é decorrente da região em que está localizado, solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margem de rios e pântanos (pH < 6,5), são conhecidos como argilosos.
Se medir o pH do solo e determinar que ele está ácido demais, você pode solucionar este problema adicionando uma base para aumentar o valor deste parâmetro. Para ajustar o pH (aumentar),os materiais mais usuais para este processo são compostos feitos de cal ou calcário em pó,disponíveis em qualquer lojqa de jardinagem.
Dependendo do ponto inicial de pH do solo, a quantidade de sulfato a ser adicionada variará bastante. Em termos gerais, você deve utilizar cerca de meio quilo de sulfato de alumínio para diminuir o pH de uma área de 90 cm² em um número da escala (por exemplo, de 7,0 para 6,0, de 6,0 para 5,0, etc.).
“A prática da calagem é, atualmente, o método mais comum para fazer a correção da acidez do solo, apresentando as vantagens de, ao mesmo tempo, neutralizar o alumínio, elevando o pH do solo, e fornecer cálcio e magnésio, que são elementos fundamentais para a nutrição das plantas”, ensinam os pesquisadores.
Os Latossolos sob vegetação de cerrado são ácidos e pobres em nutrientes. Essa acidez (relacionada ao alumínio tóxico) e a escassez de nutrientes estão entre as principais causas do aparecimento do cerrado como vegetação natural, em vez de floresta (Lepsch, 2011).
Em geral, os solos do Cerrado caracterizam-se pela predominância dos Latossolos e pela sua acentuada acidez. ... Esse processo de intemperismo ocorreu por meio da lixiviação – lavagem da camada externa do solo pela água das chuvas –, o que diminuiu, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.