A dialética tem sua origem na Grécia antiga e significa o "caminho entre as ideias". Consiste em um método de busca pelo conhecimento baseado na arte do diálogo. A dialética eleva o espírito crítico e autocrítico, compreendido como o cerne da atitude filosófica, o questionamento. ...
História da dialética Na Grécia Antiga, a dialética era considerada a arte de argumentar no diálogo. Atualmente é considerada como o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação.
Marx elaborou a partir da dialética de Hegel uma dialética materialista, ou seja, o ser humano seria formado a partir do meio social e o modo de produção influência nessa formação, por isso, sua dialética parte de uma luta de classes entre proletariados e burgueses tendo como fim a formação de uma sociedade sem classes ...
Este processo é dialético porque há uma relação cíclica de troca dentro do que é universalmente aceito, necessitando de reedição prática através de uma sistemática de percepção empírica.
Cabe lembrar que enquanto referencia, especialmente no Projeto do Observatório da Educação, a proposta da dialética tende a contribuir como princípio educativo para um debate do desvelamento crítico da realidade, além da possibilidade da transformação social, por meio de uma práxis engajada frente à educação, de acordo ...
É um método materialista por considerar que o mundo tem uma materialidade ou uma objetividade. É um método histórico no sentido de que o conhecimento humano resulta da atividade teórica e prática ou da práxis dos homens, vivendo num determinado contexto sócio-histórico.
O materialismo histórico buscou compreender as relações entre o trabalho e a produção de bens ao longo da história. ... Segundo o materialismo histórico, as relações de produção são fundamentais para delinear as relações entre as classes sociais que formam a sociedade.
O método materialista histórico-dialético caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade, isto é, trata-se de descobrir (pelo movimento do pensamento) as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens em sociedade através da história.
O realismo é uma corrente filosófica centrada no objeto, as coisas, naquilo que está para ser conhecido. ... Enquanto o realista crê poder conhecer a realidade em si mesma, o idealista pensa que só é possível conhecer as coisas na medida em que se manifestam para nós.
O idealismo de Hegel é compreendido como idealismo absoluto. O pensador afirma que a transformação da razão e de seus conteúdos é movida pela própria razão. Para Hegel, o mundo é uma ideia, assim como tudo que nele existe.
Para David Hume, a beleza é um dos aspectos fundamentais para a definição de arte. A beleza não é uma qualidade das coisas por si próprias e sua existência é apenas na mente de quem a admira e cada mente faz uma percepção diferente da mesma.