EQST

O Que Curatela Para Que Serve?

O que é curatela é para que serve?

A curatela é um mecanismo de proteção para aqueles que, mesmo maiores de idade, não possuem capacidade de reger os atos da própria vida. Ela é o “encargo imposto a uma pessoa natural para cuidar e proteger uma pessoa maior de idade que não pode se autodeterminar patrimonialmente por conta de uma incapacidade”1.

Quais são os direitos do curatelado?

Em breve resumo, competirá ao curador, independentemente de autorização judicial, representar o curatelado nos atos da vida civil, receber as rendas e pensões, fazer-lhe as despesas de subsistência, bem como as de administração, conservação e melhoramentos de seus bens.

O que fazer quando o curatelado faleceu?

Resposta: Com a morte do curatelado o processo de interdição é extinto nos termos dos artigos 354 e 485, IX do CPC/2.

Quais são os direitos de uma pessoa interditada?

“ È um instrumento jurídico que restringe o que a pessoa pode fazer em sua vida civil”. “Em outras palavras, uma pessoa “interditada” não pode assinar contratos de trabalho, administrar conta em banco, etc...” “O objetivo da interdição é proteger a pessoa adulta, seus direitos, seus bens”.

Como funciona a curatela compartilhada?

1.

Quantos Curadores uma pessoa pode ter?

"Na petição inicial, enfatizamos que, no dispositivo do Código Civil, não há limitação do número de curadores ao exercício da curatela compartilhada. Portanto, seria possível que ela fosse exercida conjuntamente pelos pais e o irmão.

Quem tem curatela pode trabalhar?

Não. A interdição somente será imposta se efetivamente demonstrada a incapacidade do indivíduo para reger os atos da vida civil. A pessoa pode ser incapaz para exercer atividade laborativa, mas é plenamente capaz para praticar os atos da vida civil.

Qual o salário de um curador?

R$ 2.

Quem tem curatela pode fazer empréstimo?

O empréstimo consignado somente seria possível com autorização judicial.

Quem é interditado pode votar?

O interditado pode votar? Sim. A interdição, via de regra, não atinge os atos existenciais. É dizer, portanto, que o interditado tem direito ao exercício de seus direitos políticos.

Como saber se uma pessoa está interditada judicialmente?

Deve procurar o cartório onde foi registrado ou casado, lá vai constar se ele é interditado ou curatelado.

Qual a diferença entre ação de curatela e interdição?

A curatela é a obrigação incumbida judicialmente a um indivíduo em uma ação de interdição, sendo o curador responsável por representar o assistido que pode estar inapto para determinados atos da vida civil, diferente da interdição que é um instrumento legal na ação judicial relacionada a incapacidade civil de uma ...

Quando uma pessoa pode ser interditada judicialmente?

Quando uma pessoa se mostra incapaz de medir as consequências de suas ações e administrar seus bens seja por doença ou vício, os membros da família podem solicitar uma interdição judicial.

Quais os motivos para interditar uma pessoa?

Quem não puder exprimir sua vontade por causa transitória ou permanente, os ébrios habituais e viciados em tóxicos, e os pródigos, ou seja, quem esbanja seu patrimônio colocando-o em risco, de acordo com o artigo 1.

O que acontece quando se interdita uma pessoa?

Interdição é um ato que retira de determinada pessoa a possibilidade de administrar seus bens. Exemplo: uma pessoa viciada em drogas, que vende seus bens para manter o vício - dilapidando assim seu patrimônio e comprometendo os interesses futuros de seus sucessores hereditários.

Quais os casos de interdição?

Quando a ação de interdição é necessária?

  • Os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tenham o discernimento exigido para praticar tais atos;
  • Os que, por demais causas permanentes, não podem esclarecer sua vontade;
  • Os ébrios habituais (dependentes de bebida alcoólica) e viciados em tóxicos;

Quem é o interditando na ação de interdição?

D - 10), sendo inteiramente incapaz de reger sua pessoa e administrar seus negócios na vida civil. Deste modo, percebe-se que o interditando é incapaz, estando sujeito à curatela, e portanto, devendo ser decretada a sua interdição.

Qual o procedimento da ação de interdição?

A ação de interdição se enquadra como sendo um dos típicos procedimentos de jurisdição voluntária. O que significa que não há uma parte ré contestando o pedido. Basta ao interessado (cônjuge, familiares ou Ministério Público) comprovar que o indivíduo não apresenta discernimento para exercer os atos da vida civil.

Quanto tempo dura o processo de interdição?

Se na AÇÃO DE CURATELA houver pedido liminar de INTERDIÇÃO PROVISÓRIA, esta será deferida (ou não) em 48 horas a contar da data da distribuição, e a INTERDIÇÃO DEFINITIVA em 5 meses.

O que é necessário para interdição?

Para se obter a interdição de uma pessoa há de se consultar um advogado de sua confiança. Ou, na impossibilidade, consultar a Defensoria Pública de sua cidade. É o advogado ou o defensor público que iniciará o processo, juntando a documentação das partes e acompanhando o processo até seu desfecho.