§ 2º É vedada a filiação ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência social, salvo na hipótese de afastamento sem vencimento e desde que não permitida, nesta condição, contribuição ao respectivo regime próprio.
Quando o trabalhador perde a qualidade de segurado, para ter direito aos benefícios do INSS, há um período de carência. Ou seja, somente depois de cumprir esse prazo, volta a ter cobertura do Seguro Social. Na maioria dos casos, esse período é de 12 meses.
A boa notícia é que mesmo sem contribuir o cidadão possui até 3 anos de cobertura aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Nacional a partir de sua demissão, entre eles o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente.
12 meses
Contribuinte individual. 1. Quanto as definições: 1.
Ligue para 135. Ligue para 135. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora....Avaliação
No Extrato de contribuições de empresas e equiparados é possível visualizar as Guias da Previdência Social – GPS e os recolhimentos (pagamentos) efetuados por sua empresa. É uma consulta disponível para pessoa jurídica e pessoa física (matrícula CEI).
Consultar débitos com o INSS É possível emitir a Certidão e consultar possíveis débitos diretamente no site da Receita Federal. No campo “Serviços”, clique em “Certidões e Situação Fiscal” e em “ Certidão Negativa de Débito”. Caso haja algum valor pendente é possível emitir a guia para pagamento no próprio site.
Confira como consultar o saldo do auxílio emergencial por CPF:
A consulta poderá ser feita pelo Portal de Consultas da Dataprev. O cidadão precisará informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
É bem simples:
Site Dataprev para consultar o auxílio emergencial
Como contestar auxílio emergencial negado ou bloqueado A contestação deve ser realizada apenas nos sites da Dataprev ou do Ministério da Cidadania. O processo é virtual e dispensa a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) ou casas lotéricas.
Auxílio: Governo terá prazo máximo de 20 dias corridos para analisar pedido. O governo federal fechou um acordo com a Caixa Econômica Federal, a Dataprev e a Defensoria Pública da União para que a análise dos pedidos de auxílio emergencial de R$ 600 seja feita em, no máximo, 20 dias corridos.
O que fazer com Auxílio Emergencial em Avaliação Depois de confirmar se você está de acordo, aguarde. Depoi da reavaliação você deve continuar recebendo normalmente e se isso não acontecer, será necessário fazer a contestação do resultado.
Então, mesmo que o brasileiro tenha sido aprovado para receber o auxílio emergencial, os seus dados seguem em análise constante. Por isso o status “em avaliação”. Após essa avaliação, o Ministério da Cidadania pode não encontrar nada que impeça o cidadão receber o auxílio e, com isso, liberar o pagamento.
Como contestar o resultado do auxílio emergencial pela Dataprev?