Essa caixa continha todas as desgraças do mundo: a guerra, a discórdia, o ódio, a inveja, as doenças do corpo e da alma, como também a esperança. Pandora não conseguiu resistir a curiosidade e, abrindo a caixa, libertou todos os males. Arrependida, tornou a fechá-la, mantendo presa a esperança.
Lá embaixo, no fundo do pacote, ia um dom oculto: a esperança. Vencida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa, liberando todos os males no mundo – mas a fechou antes que a esperança pudesse sair. E só ela restou para nós.
A caixa de Pandora é um mito grego no qual a existência da mulher e dos vários males do mundo são explicados. Tudo começa quando Zeus, o deus de todos os deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de Prometeu – que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo.
A tal “caixa de Pandora” é, pois, um artefato presente no mito da gênese da primeira mulher criada por Zeus. O grande jarro continha todos os males do mundo e quando sua proprietária o abriu, deixou escapar praticamente todo o seu conteúdo maligno, menos a “esperança”.
Resposta. Resposta: Use sua imaginação de acordo com a real história abaixo: Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus.
10 atitudes que podem salvar o planeta
Entre as características de Pandora, podemos destacar: poder da sedução, inteligência, conhecimentos da arte da tecelagem, capacidade de mentir e enganar, beleza. Suas características foram recebidas dos deuses, mas ela é uma criação de Zeus.
A Caixa de Pandora é do gênero mito pois apresenta situações irreais, e seu intuito é transmitir algum conhecimento.
Pandora trouxe uma caixa (uma jarra ou ânfora, de acordo com diferentes traduções), enviada por Zeus em sua bagagem. Epimeteu acabou abrindo a caixa, e liberando os males que haveriam de afligir a humanidade dali em diante: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão.
Caixa de Pandora Ela chegou com uma caixa (que parecia mais um jarro) como presente de casamento. Epimeteu pediu para que ela não abrisse a caixa, mas por se curiosa, não resistiu. Quando abriu, Pandora liberou todos os males que até hoje afligem a humanidade, como os desentendimentos, as guerras e as doenças.
2) texto a Caixa de pandora Que tipo de assunto importante das nossas vidas esse texto tenta explicar com essa história? A) Ele explica a origem do amor.
Resposta. Explicação: Algumas teorias afirmam que a esperança foi a única coisa que ficou presa na caixa, pois era aquilo que os humanos poderiam contar para sobreviver ao caos que se instalaria na Terra.
Resposta: Prometeu é considerado o criador dos primeiros homens, o que os moldou em barro (tal como é referido no mito de Prometeu). ... Mas esta lenda não figura na Teogonia, onde Prometeu é simplesmente o benfeitor da humanidade e não o seu criador. Foi por amor aos homens que Prometeu enganou Zeus.
Este deus foi o co-criador, ao lado de Epimeteu, da raça humana, e a ela também se atribui o furto do fogo divino, com o qual presenteou a Humanidade. Muito amigo de Zeus, o ardiloso Prometeu ajudou o deus supremo a driblar a fúria de seu pai Cronos, o qual foi destronado pelo filho.
Prometeu representa também um símbolo da luta pela civilização e a cultura, pois diz a lenda que, com o fogo, ele outorgou também à humanidade, as artes e as ciências. A aventura da busca do conhecimento, a matéria-prima da liberdade, imprimiu na mente humana, desde os tempos antigos, um claro sentido de tragédia.
Prometeu (em grego: Προμηθεύς, transl.: Promēthéus, "antevisão"), na mitologia grega, é um titã (da segunda geração), filho de Jápeto (filho de Urano; um incesto entre Urano e Gaia) e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio.