A criação da Controladoria Governamental, como área voltada para apoiar o gestor público no processo de tomada de decisões e na prestação de contas da aplicação de recursos de maneira eficaz, eficiente e efetiva, viabiliza a integração do sistema de controle interno de fiscalização, contabilidade e auditoria do Ente ...
Uma política de Compliance pressupõe manter as regras claras e garantir o seu cumprimento. Essa política tem se mostrado uma necessidade inadiável para as empresas. Algumas instituições, como bancos e órgãos públicos, por exemplo, só viabilizam negócios com empresas que mantenham o compliance.
Atividades de compliance são implementadas para garantir a gestão tempestiva da aplicabilidade de leis, regras e normas. As determinações de norma externa que impactem nas atividades da Caixa são avaliadas, para que possam ser refletidas nos sistemas, normas ou procedimentos a serem cumpridos pelos empregados da Caixa.
O Compliance é útil para: Salvaguardar a confidencialidade da informação confiada à instituição por seus clientes, fornecendo tratamento adequado e evitando uso inapropriado e inadequada divulgação. ... Evitar problemas legais e demandas judiciais que podem ser altamente dispendiosos e danosos à reputação da instituição.