As chamadas férias vencidas acontecem quando termina o prazo de 12 meses do período concessivo do colaborador, onde ele já tem o direito de sair para o seu período de descanso. ... Se a empresa não respeita esses 12 meses de período concessivo, pagará férias em dobro.
Não se vendem férias, OK. SE NAO ESTIVER ERRADA, A EMPRESA TEM QUE TE PAGAR UMA E VOCÊ TIRAR A OUTRA, A EMPRESA, POR LEI NAO PODE DEIXAR DUAS FERIAS VENCIDAS. O prazo máximo para o gozo das férias, é um mês antes de vencer a 2º.
Não há a possibilidade de acumular, uma vez que as férias servem para recuperar o trabalhador. O direito a férias é composto por dois períodos: o primeiro é chamado de "período aquisitivo" e tem início no dia em que a pessoa começa a trabalhar.
134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. ... Sempre que as férias forem concedidas após o prazo de que trata o artigo 134, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração. (....)
A grande novidade é que o trabalhador poderá sair de férias até três vezes no ano, desde que um dos períodos seja maior que 14 dias e os outros dois tenham, no mínimo, cinco dias cada um. Antes, as férias só podiam ser fracionadas em até dois períodos.